sábado, 11 de junho de 2011

VENCERAM A DEMOCRACIA, O RESPEITO E A UNIDADE! VENCERAM TODOS OS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ!

 

 

Diante de mais de 50 funcionários do Banpará, considerando os credenciados e os que chegaram após o prazo do credenciamento, as entidades souberam corresponder aos anseios da categoria e um grande senso de responsabilidade, expresso na busca pelo diálogo e pela unidade, marcou o 3º Encontro dos Funcionários do Banpará ocorrido na manhã e início da tarde deste sábado, 11 de junho. Está garantida uma Minuta de Reivindicações à altura da enorme capacidade de luta da categoria bancária.


 

Os funcionários do Banpará participaram brilhantemente, construindo um debate saudável e democrático, apresentando propostas necessárias e viáveis que foram analisadas e melhoradas pelo conjunto do Encontro. Todas as propostas foram aprovadas, por unanimidade, pela plenária.

Importantes reivindicações da categoria estão presentes na Minuta como:

Salários: Promoção imediata em 2011, conforme está consignada no Relatório e Regulamento do GT Paritário, que trabalhou na etapa do enquadramento e progressão por antiguidade para todos em 2012; 

Aumento do Anuênio para R$ 50,00;

PLR linear para todos, incluindo os adoecidos que devem receber por todo o tempo em que estiverem afastados do trabalho;

Ajuda aluguel pelo tempo em que o empregado estiver no local, por interesse e a serviço do Banco;

Aumento de comissões para todos, retroativo a junho/2011; Isonomia de Direitos para todos os trabalhadores, em especial o direito a Licença Prêmio para os contratados após a extinção desse direito e também para os aposentados, sendo mantida até o término da relação contratual;

Saúde: pagamento de 75% de adicional de hora extra; contratação imediata de funcionários para as Unidades Bancárias deficitárias de funcionários; não obrigatoriedade de realização de sobreaviso; custeio, pelo Banpará, do tratamento das doenças do trabalho, inclusive para os empregados aposentados por invalidez, incluindo as terapias alternativas e também tratamentos psicológicos e psiquiátricos de vítimas em situações de violência organizacional e traumas pós-assalto, extensivo aos dependentes, quando for o caso;

Garantia de pagamento do Plano de Saúde UNIMED , aos antigos participantes do Plano CAFBEP/PAS, com os valores remanescentes do plano extinto e sua prestação de contas financeira e contábil. Publicidade do Contrato celebrado com a UNIMED, além da redução do custeio do Plano de Saúde UNIMED, que deverá incidir apenas sobre salário, anuênio e gratificação.

Segurança: Elaboração de programa de assistência psicológica e financeira, aos empregados e familiares, se for o caso, em situação de pós-assalto, com direito à indenização de todos os bens móveis subtraídos, em decorrência de assalto;
Promover e fortalecer a GESET, elevando-a à condição de órgão ligado à presidência do Banco;
Vedação da guarda das chaves dos cofres e das agências e PABS do Banco, pelos funcionários;

Organização do Movimento: Liberação dos delegados sindicais e dirigentes da AFBEPA, para participarem de reuniões, cursos, seminários, congressos, plenárias e onde seja necessária a sua presença, independentemente da anuência dos gestores; Liberação de 04 dirigentes para desempenharem trabalhos na AFBEPA;
Retorno da AFBEPA às mesas de negociação da Campanha Salarial;

Eleições diretas para todos os representantes dos funcionários nos comitês internos do Banpará, entre outras importantes reivindicações. 

Depois publicaremos a íntegra da Minuta aqui no nosso blog. 


Ações de Cumprimento na Justiça do Trabalho, demandada pelo Sindicato dos Bancários, para fazer cumprir:

Efetivação dos Funcionários na Função, que o Banco se obrigou a realizar em 90 dias da assinatura do ACT 2010/2011 e não o fez;

Implantação do Ponto Eletrônico e do Plano Odontológico;

Colocação nas agências de Cartões de Autográfos Digitalizados, dentre outros pontos, que perderão vigência em 31/08/2011.  

Moções de repúdio à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; repúdio ao Novo Código Florestal; moção de apoio ao pedido de CPI das fraudes na ALEPA, solicitada pelo Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL; e solidariedade aos bancários do PAB ALEPA e defesa do Banpará diante da tentativa de envolvimento nas denúncias de fraudes na ALEPA.

Colegas, é com alegria e muita disposição que afirmamos: temos uma ótima Minuta de Reivindicações, temos a unidade necessária para lutar e temos a força imensa da categoria. Estamos começando essa campanha salarial 2011/2012 com muita vontade de vencer, conquistar mais salário, mais direitos, mais saúde, segurança, mais qualidade de vida e valorização profissional!

Ao final do encontro, uma decisão de conjunto demonstrou o bom nível de unidade alcançado pelas entidades representativas dos funcionários. Dezenas de bancários presentes no Encontro assinaram e exigiram a impugnação do edital para a eleição de apenas um representante no Comitê Disciplinar lançado pelo Sindicato dos Bancários. Após várias ponderações contra e a favor, foi apresentada uma proposta de consenso, aprovada por unanimidade na plenária e a presidente do Sindicato dos Bancários Rosalina Amorim se comprometeu, diante de todos e todas, que o Sindicato, além de reconhecer, como consta no edital, o mais votado na eleição como o representante eleito na vaga colocada, indicará o segundo e o terceiro colocados na eleição como representantes efetivos e, na sequência, o quarto, quinto e sexto colocados na eleição como suplentes. Também ficou consensuado que haverá uma campanha unificada entre AFBEPA, Sindicato e Fetec/cn na categoria, no sentido de buscar garantir que os funcionários tenham os melhores candidatos para escolher seus legítimos representantes para comporem o Comitê Disciplinar.

 Estas duas fotos são do blog da articulação bancária 
que afirma ser o 6º e não o 3º Encontro dos Funcionários do Banpará.


Nós, da AFBEPA, parabenizamos os funcionários do Banpará e todos e todas que contribuiram com esse momento histórico, e saudamos a unidade conseguida, desejando que cresça, se fortaleça e se amplie cada vez mais. Vamos, juntos, conquistar o que é do nosso merecimento! Estamos prontos para a luta!

UNIDOS, SOMOS CADA VEZ 
MAIS FORTES!




*

11 comentários:

Guilherme disse...

Quero deixar expresso meu sentimento de que tenho certeza que os acontecimentos de hoje, por ocasião do Encontro dos Funcionários do Banpará, nos fez mais fortes. As demonstrações de flexibilidade tanto por parte dos dirigentes do Sindicato quanto da AFBEPA, nos fizeram ver que nossos objetivos são únicos e indivisíveis, o de lutarmos por melhores condições de trabalho, por um Banpará cada vez mais forte e necessário, por melhores salários e por uma perspectiva de uma aposentadoria com mais dignidade! Parabéns! Nós estamos de parabéns! Pelo amadurecimento, pelo aprendizado e pela certeza de que unidos, seremos sempre cada vez mais fortes! Viva o diálogo! Viva a educação!Viva a objetividade! Vivamos nós!Por um Banpará cada vez mais forte, forte como o seu povo, forte como o seu corpo funcional!

Anônimo disse...

Se for comprido pelo sindicato,o que foi acertado...Parabens a Katia,a Rosalina a AFBEPA e o SINDICATO,é isso que precisamos,que as duas intituições briguem a nosso favor,e não ficar se degladiando,mais uma vez,parabens.

Anônimo disse...

Guilherme,valeu pelas palavras de apoio aos colegas motoristas,e pelo apoio,espero que a direção do BANPARÁ,tenho apenas um pingo de respeito, e que mande costruir ao menos uma sala, um local própio dos motoristas na SULOG e na SUTEC,pois como falei antes ,eles ficam peranbulando por baixo das arvores e corredores desses departamentos,não tem ao menos um computador para realizarem acessos básicos,tais como visualizar contracheques e E-mails.
Acho que é o basico de todo profissional,ter um espaço para que possam aguardar suar tarefas diarias.
Enquanto a um salário melhor,ao todos são nove motoristas no banco,se derem um aumento de 500 reais a mais no salário de cada um,não irá impactar em nada a folha do banco,pois como falei antes ,eles são poucos.
Para se ter uma ídeia,estão gastando mais do que isso em alugueis de carros.
Para confirmar tudo isso,basta que o sindicato ou a afbepa,passem por lá ,que irá ver os motoristas da sulog e sutec.
Valeu Guilherme pelo apoio,vamos aguardar um posicionamento das nossas entidades,afbepa e sindicato.

Anônimo disse...

Que fosse 300 reais a mais no salário dos motoristas do banco,já seria uma ajuda,pois ganhar praticamente 700 reais liquidos no fim do mês,fica complicado,AFBEPA,SINDICATO , SOS.

AFBEPA disse...

A reivindicação dos motoristas será pautada na próxima reunião com a Direção do Banco. Vamos chamar os colegas para reunião, levantar suas demandas e organizar mais essa frente de batalha. Podem contar com a AFBEPA.

Anônimo disse...

A Katia,é o simbolo de luta e raça,eita menina danada.
Ela representa o espirito de luta dos funcionarios do BANPARÁ,pois mesmo estando doente,esta na luta ao nosso lado,Katia te admiro muito.
Obs:Vamos em tucuruí em julho.

Anônimo disse...

Essa é a minha guerreira presidenta. Essa sim merecia estar sentada lá no Planalto (nem tanto mestre...rsrsrs). Minha querida amiga e presidenta, vc deveria sim estar na presidência do sindicato e nos defender com unhas e dentes. Graças a Deus que, pelos comentários, o sindicato entendeu que a nossa causa é única e precisamos de bastante força para lutar em nosso favor e contra a patronal. Vc sabe quem escreve aqui, hein. Não pude ir no sábado e já te justifiquei o por quê. Que Deus continue te abençoando sempre, Katica. Beijos.

Anônimo disse...

PARABÉNS AFBEPA.
PARABÉNS SINDICATO.

Acreditamos q chega de tanta 'desunião', e o que vimos nesse encontro, foi o entendimento pacífico reinando entre as entidades, refletindo aos presentes uma certeza de que este ano, aquilo que acordamos será cumprido.

Sigamos sempre por este novo caminho, o do diálogo aberto, sem ofensas a A ou B. Assim sendo, todos vencemos.

Kátia, Dom Quichote! Um bj!D
Cris Quadros, Sancho Pança! Um xeiro!

Anônimo disse...

Os engenheiros estão solidários com os colegas motoristas,pois é verdade,eles ficam perambulando pelos corredores e embaixo das arvores,pois não tem um lugar em que posam aguardar as suas atribuições e tarefas,estamos solidarios com eles.

Anônimo disse...

Vamos com calma, a atividade de motorista faz parte dos negócios do Banco. Até o TCU já terceirizou essa atividade, portanto vamos ser mais comedidos.

Anônimo disse...

Anonimo das 18.03h,não entendi???Explique-se melhor.