quarta-feira, 8 de junho de 2011

SOBRE A REUNIÃO COM A DIRETORIA DO BANPARÁ



Foi positiva a reunião entre AFBEPA e Direção do Banpará ocorrida no dia 06 de junho, segunda-feira passada. Presentes a Diretora Administrativa Márcia Miranda, acompanhada de assessor, e a Presidente da AFBEPA, Cristina Quadros, acompanhada de assessoras. A Diretora Administrativa apreciou toda a extensa pauta, se posicionou diante de todas as questões levantadas e se comprometeu em analisar cada item.

A AFBEPA organizou a reunião em três blocos, assim ordenados:


Bloco 1

EFETIVAÇÃO. A AFBEPA levou dois casos de colegas que já estão, há mais de um ano, desempenhando determinadas funções e ainda não foram efetivados. A DIRAD afirmou que o banco está efetivando a cada dois meses e se comprometeu em verificar e regularizar a situação.


DIFICULDADES NO SOBREAVISO. A AFBEPA levou três casos de colegas do interior que não podem realizar o sobreaviso da forma como o Banco está exigindo, inclusive ressaltando o aspecto legal, na CLT, onde está claro que o funcionário não é obrigado a fazer o sobreaviso. A AFBEPA solicitou que o banco flexibilize a regra, considerando as exceções levantadas, e libere os três funcionários do sobreaviso, ajustando as situações nestes casos específicos. A DIRAD se comprometeu em analisar o pedido e buscar resolver caso a caso as situações apresentadas.


AJUDA-ALUGUEL PARA OS GERENTES PELO TEMPO EM QUE O FUNCIONÁRIO PERMANECER NO LOCAL, A SERVIÇO DO BANCO. Diante dessa reivindicação, a DIRAD afirmou que o rodízio está sendo realizado e que, portanto, não seria necessário aumentar o prazo da ajuda-aluguel. A AFBEPA afirmou que há colegas gerentes que estão além do prazo de dois anos na função e perderam a ajuda-aluguel. A DIRAD se comprometeu em levantar um relatório sobre a situação e buscará realizar o rodízio, regularizando cada caso. A AFBEPA sugere que lutemos para incluir esse item na Minuta de Reivindicações da nossa Campanha Salarial.


ENGENHEIROS CIVIS DO BANPARÁ – DESVIOS DE FUNÇÃO.
A DIRAD afirmou que desconhece essa irregularidade e a AFBEPA reafirmou que tal problema já havia sido tratado em reunião anterior com o advogado assessor da DIRAD e que ainda não foi regularizada a situação dos engenheiros civis que continuam realizando atribuições de engenheiros elétricos e mecânicos. A DIRAD informou que já há providências para contratação, através de concurso público, de engenheiros elétricos. A AFBEPA considera que o Banco deve também abrir vaga em concurso público para engenheiros mecânicos e regularizar a situação no setor.


VIAGEM AO INTERIOR / REGIÃO NORDESTE. A AFBEPA relatou as dificuldades observadas em recente viagem à região nordeste do Pará e a DIRAD se comprometeu em analisar as situações levantadas.


ABUSIVIDADE NO CUSTEIO DO PLANO DE SAÚDE UNIMED. A DIRAD revelou que o problema surgiu no ACT que aprovou a contratação de um novo plano de saúde, onde está determinado que o desconto na mensalidade se dará sobre a remuneração. A DIRAD ressaltou, também, que foi instituído um limite de R$ 150,00 por cada dependente. Mesmo assim, a AFBEPA mantém as reivindicações de que sejam devolvidos os valores descontados do pagamento atrasado do sobreaviso quando ainda nem havia o plano Unimed e de que o custeio incida apenas sobre três itens da remuneração, que são as verbas fixas: salário, anuênio e gratificação. Temos que lutar por isso nesta Campanha Salarial 2011.


PCS – EVOLUÇÃO EM 2011 / RETORNO DA AFBEPA AO GT PCS. A DIRAD reafirmou que o Relatório do PCS está praticamente concluído e se comprometeu em compartilhar o documento com a AFBEPA. Colocou que o GT definiu que o critério para promoção por merecimento, de dois em dois anos, será o mérito, avaliado a partir das metas, e que a promoção por antiguidade será de quatro em quatro anos, de acordo com a mudança unilateral feita pelo Banpará na gestão anterior.

Esta AFBEPA avalia que é urgente que a categoria se aproprie desse debate, tenha conhecimento do processo e do que está sendo elaborado, já em fase final, e lute pelo que for melhor para os funcionários. Infelizmente, a partir do momento em que a direção do Sindicato excluiu a AFBEPA do GT PCS, a categoria não mais teve nenhuma informação sobre essa importante conquista da luta dos bancários. Mais um ponto de luta nesta Campanha Salarial.


DESTINAÇÃO PATRIMÔNIO REMANESCENTE CAFBEP/PAS. A AFBEPA defende a realização de uma Assembléia para decisão conjunta: Funcionalismo e Banco, acerca da destinação do saldo remanescente quando se der a extinção do plano CAFBEP/PAS. A DIRAD se comprometeu em estudar a solicitação e dar um retorno sobre este ponto, quando estiver em curso a extinção, já que, segundo informe da CAFBEP, divulgado no Banco, ainda não está extinto o plano. Na avaliação da AFBEPA, o processo de extinção já está bastante avançado e como o plano se sustentava a partir de um fundo criado em regime de co-participação, a prestação de contas e a decisão conjunta: funcionários antigos participantes e a empresa, maior patrocinadora, é fundamental para a transparência.
Temos que lutar por esta questão também!


CONCORRÊNCIA PARA TODOS OS CARGOS. A DIRAD afirmou que estão ocorrendo concorrências para todos os cargos no Banpará. Relatou diversos casos nos quais participaram funcionários de diferentes regiões do estado e afirmou que as concorrências são democráticas e rigorosas quanto aos métodos e critérios para escolha, mas que todos têm tido oportunidades dentro do Banco. A AFBEPA levantou alguns casos em que há cargos vagos e há funcionários desejando participar das concorrências. Um dos casos, para o cargo de Gerente de Atendimento em Barcarena, a DIRAD confirmou a observação da AFBEPA e, imediatamente, determinou a abertura de concorrência para o cargo em questão.


Bloco 2


REESTRUTURAÇÃO DO BANCO, RECLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS E COMISSÕES. A AFBEPA manifestou sua visão critica acerca da reclassificação das agências, da forma como está sendo pensado o modelo de gestão que congela desigualdades quando compara agências tão diferentes em todos os aspectos, inclusive quanto aos clientes e público alvo; e reiterou o pedido de aumento das comissões de tesoureiros, caixas e coordenadores de postos. A DIRAD confirmou a notícia veiculada de que em 180 dias serão aumentadas outras comissões, mas não entrou em detalhes. A AFBEPA insiste em saber: quais comissões serão aumentadas e para quanto, e sobretudo pauta a questão do aumento dos nossos salários, prioridade para nossas vidas. Nesta Campanha Salarial teremos que lutar por essas questões também!


DEFESA DO BANPARÁ. A AFBEPA colocou toda a luta em defesa do Banpará, enquanto banco público estadual, que é uma missão estatutária da Associação, além da defesa dos interesses, conquistas e direitos do funcionalismo, no sentido de pedir ao Banco transparência quanto às medidas que estão sendo tomadas para cumprir as solicitações do MP acerca da apuração das denúncias de desvios de verbas públicas e fraudes na ALEPA. A Presidente em exercício da AFBEPA Cristina Quadros colocou a importância da Sessão Especial em Defesa do Banpará, solicitada pelo Dep. Edmilson Rodrigues – PSOL, a pedido da AFBEPA, a importância do contato com os Deputados Federais Jean Willis – PSOL e Protógenes Queiroz – PCdoB, ambos membros da Comissão Externa da Câmara que acompanham as apurações das denúncias da ALEPA, e a recente reunião com o Secretário de Governo, Sérgio Leão, intermediada pela Senadora Marinor Brito – PSOL, onde a defesa do Banpará também foi pauta principal.


Bloco 3 


PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE DA AFBEPA NAS MESAS DE NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL, ELEIÇÃO DIRETA PARA TODOS OS REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS NOS COMITÊS INTERNOS DO BANCO. Em sintonia com o Presidente do Banpará que, na primeira reunião com a AFBEPA, ressaltou a legitimidade da presença da Associação na mesa de negociação da Campanha Salarial, como, aliás, sempre ocorreu, e em consonância com a posição do governo estadual, manifestada pelo Secretário de Governo de que há legitimidade no pedido dos funcionários para que a AFBEPA componha, de forma independente, a mesa de negociação da Campanha Salarial, a DIRAD também não vê problemas quanto à participação da AFBEPA nas reuniões e, inclusive, concorda que se as entidades sentarem juntas – AFBEPA e SINDICATO com o Banco, será melhor para otimizar as agendas e as demandas. A AFBEPA concorda com essa visão. Por isso, solicita que em todas as mesas o Banco convide a todas as entidades. A AFBEPA estará presente, jamais impondo condição ou exigindo a exclusão de qualquer outra entidade, pois entendemos que é necessário o diálogo respeitoso em qualquer circunstância.

A solicitação da AFBEPA é para que, a exemplo de outros bancos e, mesmo no Banpará, do que já ocorre no Conselho de Administração, o Banco inclua em seu Regulamento e Estatuto o reconhecimento da legitimidade da AFBEPA nas mesas de negociação da Campanha Salarial e as eleições diretas para todos os representantes de funcionários em todos os comitês internos do Banco. A DIRAD se comprometeu em cuidar do assunto e retornar uma posição à AFBEPA.


2ª LIBERAÇÃO PARA A AFBEPA – VICE-PRESIDENTE. O crescimento das demandas da AFBEPA exigem que também a vice-presidente seja liberada para cuidar dos assuntos, das lutas gerais e da defesa dos interesses, direitos e conquistas da categoria. Hoje, a rotina na AFBEPA é bastante pesada, tendo a presidente, a única liberada, tarefas que se iniciam às 8h, com visitas aos locais de trabalho, reuniões, mobilizações, campanhas, e seguem durante a tarde, com despachos internos na sede da AFBEPA, quando, normalmente às 18h se iniciam as reuniões com setores do Banco, ou reuniões gerais, uma vez que só após o horário do expediente, os bancários podem dirigir-se à Associação. Por esse motivo, foi solicitado em recente reunião ampliada da Diretoria, a liberação de mais um diretor, no caso a vice-presidência. Considerando que o Sindicato possui 4 diretores liberados no Banpará e que a Fetec possui 2 diretores liberados no Banpará, nada mais justo que a AFBEPA, que tem aumentado muito seu trabalho na categoria, também tenha sua vice-presidente liberada, além da presidente.
A DIRAD ficou de analisar a solicitação e dar uma posição para a AFBEPA.

Nova reunião será marcada até o final de junho, por solicitação da AFBEPA.



*

Nenhum comentário: