sábado, 4 de junho de 2011

QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!

 Concentração na AFBEPA, de manhã cedo, 
bancários e sindicalistas na luta por democracia


BANCÁRIOS, AFBEPA E SINDICALISTAS DE LUTA  ENTREGAM ABAIXO-ASSINADO E CARTA-DENÚNCIA AO VICE-PRESIDENTE E DIRETORES DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS.

Nesta sexta-feira, 3 de junho, pela manhã, uma Comissão formada por bancários do Banpará, diretores da AFBEPA e de alguns sindicatos de luta, dirigiram-se à sede do Sindicato dos Bancários para a entrega do ABAIXO-ASSINADO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ, com mais de 700 assinaturas, reivindicando o legítimo e democrático direito do voto direto para a escolha de seus representantes  em todos os comitês internos do Banpará, e entrega também da CARTA-DENÚNCIA DOS SINDICALISTAS se solidarizando com a luta por democracia dos bancários e repudiando a conduta autoritária da atual direção sindical.

O ato simbólico de entrega do ABAIXO-ASSINADO e da CARTA-DENÚNCIA foi registrado em fotos e vídeo e será amplamente divulgado na categoria bancária e para a sociedade paraense. O objetivo é mostrar o que não deve ser feito por quem diz representar os trabalhadores, mas se utiliza da entidade para legislar em causa própria e trair a vontade da categoria.


Por volta das 9h30, a Comissão chegou à sede do Sindicato e a Presidente em exercício da AFBEPA, Cristina Quadros, pediu para falar com a presidente do Sindicato, Rosalina Amorim, que não se encontrava na entidade. O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários, Sandro Matos, dirigiu-se até a recepção e, ali mesmo, orientou a Comissão a encontrar o vice-presidente do Sindicato, Sérgio Trindade, que estava em reunião com seu grupo partidário no auditório do Sindicato. A Comissão decidiu ir até o vice-presidente, mas antes avisou ao diretor jurídico que voltaria para que ele também recebesse os documentos.
Chegando ao auditório, a Comissão foi recebida pelo vice-presidente Sérgio Trindade, o Secretário Geral, Alan Rodrigues, e mais alguns diretores do Sindicato que se encontravam na referida reunião.


A Presidente em exercício da AFBEPA iniciou sua fala lembrando que em março deste ano houve uma reunião solicitada pela AFBEPA, da qual participou o vice-presidente, quando foi colocada a necessidade de o Sindicato recuar de sua postura autoritária e respeitar a vontade democrática da categoria “permitindo” as eleições diretas para todos os representantes dos funcionários em todos os comitês internos do Banco. Naquele momento, relembrou Cristina Quadros, a presidente do Sindicato pediu um prazo para conversar com sua diretoria e se comprometeu em chamar nova reunião para até o final da primeira quinzena de abril, o que, infelizmente, nunca ocorreu. Ao final da primeira quinzena de abril, um grupo de mais de 50 bancários decidiu abrir a Campanha “QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!” para fazer valer a vontade e o direito democrático dos bancários ao voto direto, o que a direção sindical está negando à categoria.


DIREÇÃO SINDICAL, MAIS UMA VEZ, PISA NO ESTATUTO DA ENTIDADE.

Cristina Quadros apresentou, em seguida, os vários dirigentes sindicais presentes ao ato como o presidente da AEBA, sindicalistas do SINTEPP, SINTSEP, SINDETRAN, SINDTIFES, dirigentes da RESISTÊNCIA URBANA, INSTERSINDICAL NACIONAL, FÓRUM ESTADUAL DE LUTAS, dentre outros, e ressaltou para o vice-presidente do Sindicato dos Bancários a reivindicação expressa no ABAIXO-ASSINADO e na CARTA-DENÚNCIA, postados em nossa página da "Campanha Quero Votar", inclusive resgatando o que está posto no Estatuto do Sindicato dos Bancários onde é expressamente determinado no seu Art. 115 – O Sindicato estimulará a organização por local de trabalho, especialmente através das eleições dos delegados sindicais, dos representantes dos empregados nas empresas e da organização das comissões de empresa.” (grifos nossos).

Diante da Comissão de bancários e dirigentes da AFBEPA, AEBA e demais sindicatos, o vice-presidente do Sindicato dos Bancários expressou discordância em relação à posição do grupo político da presidente do Sindicato. Segundo reiteradas manifestações dos membros do grupo do vice-presidente, eles consideram que o Sindicato não deve indicar todos os representantes dos funcionários para os comitês internos do Banpará, mas apenas um por cada comitê deveria ser eleito entre os funcionários, enquanto o Sindicato indicaria os dois outros representantes, já que, segundo eles, o Sindicato tem representatividade para indicar representantes dos funcionários. Ainda segundo os membros do grupo político do vice-presidente do Sindicato, esta posição está publicada no blog que possuem. 



QUEREMOS DEMOCRACIA INTEIRA E NÃO PELA METADE, OU PIOR, APENAS UM TERÇO DE DEMOCRACIA.

 Vice-presidente e secretário geral do Sindicato dos Bancários, 
colocando a posição de seu grupo.


A AFBEPA e os bancários do Banpará querem democracia inteira e não pela metade, ou pior, democracia de apenas um terço. Também ficam as perguntas: se a direção sindical tem representatividade na categoria, porque impedir a democracia? Por que não “permitir” o voto direto? Por que precisam impor representantes, ao invés de lançar seus candidatos nas eleições e deixar que a categoria escolha quem lhes represente? De toda forma, o grupo político do vice-presidente se comprometeu a pautar o tema na próxima reunião da diretoria do Sindicato, segunda-feira, 06 de junho.



A HISTÓRIA E A INQUESTIONÁVEL VERDADE: ELEIÇÃO DIRETA FOI DECISÃO UNÂNIME DOS FUNCIONÁRIOS NO ENCONTRO DA MINUTA E NA ASSEMBLÉIA DA CAMPANHA SALARIAL.

 Kátia Furtado resgatando a história e a verdade dos fatos


A Presidente licenciada da AFBEPA, Kátia Furtado, presente no ato, fez questão de resgatar toda a verdade histórica desde o Encontro que definiu a Minuta de Reivindicações da Campanha Salarial 2010, quando houve uma decisão unânime sobre as eleições diretas para todos os representantes dos funcionários nos comitês internos do Banpará e quando, em meio a ultima assembléia da Campanha Salarial 2010, ela, Kátia Furtado, levantou-se, dirigiu-se até a mesa coordenada pela presidente do Sindicato, Rosalina Amorim e pela representante da Fetec/cn Vera Paoloni, e perguntou se estavam garantidas as eleições para todos os representantes dos funcionários nos comitês do Banpará, como havia sido definido no Encontro da Minuta, e a presidente do Sindicato respondeu que sim, diante de todos, respondeu que haveria, sim, eleições para todos os representantes dos funcionários nos comitês internos do Banpará. No entanto, quando o texto do ACT foi revelado pela AFBEPA, o que se viu foi que a presidente do Sindicato dos Bancários não honrou sua palavra.



SINDICALISTAS DE LUTA PEDEM RESPEITO, BOM SENSO E DIÁLOGO.

 Marcos Soares, do Fórum Estadual de Lutas e Sílvio Kanner, da AEBA.

O Presidente da AEBA, Sílvio Kanner contribuiu com o ato ressaltando que é necessário respeitar o Estatuto do Sindicato e a história, que registra que sempre houve eleições para os comitês no Banpará. Ressaltou que no Banco da Amazônia os bancários também estão cansados da imposição do Sindicato e que a democracia deveria ser a base das relações sindicais na categoria bancária.

O Coordenador do Fórum Estadual de Lutas, Marcos Soares, se manifestou em nome dos demais dirigentes sindicais de outras categorias que se encontravam no ato, solicitando bom senso dos dirigentes sindicais para que não se jogue por terra o histórico democrático de luta que desde a década de 80 os sindicalistas têm construído e que agora é preciso ser resgatado em respeito aos trabalhadores. Marcos Soares pediu diálogo entre os grupos.



DIRETOR JURÍDICO DO SINDICATO SE NEGOU A RECEBER DOCUMENTO QUE FOI, BUROCRATICAMENTE, PROTOCOLADO.

Sandro Matos, diretor jurídico do Sindicato se negou a receber o documento, 
que foi protocolado pela funcionária da secretaria.

Em seguida, a Comissão retornou à recepção do Sindicato e a Presidente em exercício da AFBEPA perguntou se a presidente do Sindicato já havia chegado, visto que já era 10h30. A atendente na recepção disse que a presidente não havia ainda chegado e chamou o diretor jurídico novamente, que se dirigiu à recepção e se negou a receber o documento, pedindo, burocraticamente, que a funcionária da secretaria do Sindicato protocolasse a entrega dos documentos.



COMISSÃO QUER SABER SE A CUT CONCORDA COM A CONDUTA AUTORITÁRIA DA DIREÇÃO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS.

Funcionária da CUT protocola a entrega dos documentos, 
já que não havia nenhum dirigente da CUT Pará na sede da Central.


Ao final do ato no Sindicato dos Bancários, a Comissão dirigiu-se à sede estadual da CUT, à qual o Sindicato dos Bancários é filiado, e levou os mesmos documentos, questionando se a CUT concorda com conduta autoritária da direção do Sindicato dos Bancários. Infelizmente não havia sequer um dirigente da CUT na sede e uma funcionária atendeu a Comissão e protocolou a entrega dos documentos, se comprometendo em retornar uma posição à Comissão composta pelos bancários do Banpará, direção da AFBEPA, e demais sindicalistas presentes.



MUITO OBRIGADO AOS SINDICATOS DE LUTA DE OUTRAS CATEGORIAS!

A AFBEPA, em nome de todos os bancários e bancárias do Banpará agradece, imensamente, a presença de sindicalistas de luta de outros sindicatos que realmente atuam na defesa dos interesses, direitos e conquistas de suas categorias. Sabemos que todos estão em suas agendas específicas como os servidores da UFPA – SINDTIFES – que estão em greve, os trabalhadores em educação pública – SINTEPP – que também estão se organizando para enfrentar mais uma greve, ao que tudo indica; os servidores públicos federais – SINTSEP – que também estão em período de grandes mobilizações, e todos os que apoiaram e apóiam a luta dos bancários do Banpará. A presença de todos demonstra que há luz no fim do túnel que ainda é possível construir um sindicalismo verdadeiro, coerente, participativo e democrático, onde os trabalhadores se sentem realmente representados porque decidem os rumos da luta e do Sindicato. Infelizmente, essa não é a realidade no nosso Sindicato dos Bancários onde até assembléia na calçada tivemos que realizar porque a direção trancou e lacrou os portões.


TODOS E TODAS AO ENCONTRO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ DIA 11 DE JUNHO!

MAS, ONDE SERÁ O LOCAL DO ENCONTRO?

É hora de começar a organizar nossa luta, nossa Campanha Salarial 2011! Todos ao Encontro do Banpará, dia 11 de junho, sábado. Aliás, quando será que a direção sindical tornará público o local do Encontro? Porque o local não está postado no site? Quem sabe onde será o Encontro do dia 11 de junho? Falta apenas uma semana e o local ainda não está publicado.

Atualização: no dia 6 de junho, o local do encontro foi publicado - colégio Sophos, na Av. José Malcher.
Hora: 9h.



*

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Joaquim disse...

É uma vergonha esa posição do sindicato dos trairas,ops,quero dizer "bancarios"
Agora,que bancarios são esses que passam a perna em outros bancarios?
Esse povo precisam saber que a eleição já passou, e que o grupo politico deles perdeu,nós como funcionários queremos ter direito ao voto e escolher nossos representantes,chega de autoritarismo barato por parte dessa direção sindical,pois somente quem perde somos nós ,verdadeiros bancarios e funcionários do Banpará.
A quem interessa essa repressão a nós?
Vamos a luta ate ao judiciário se for preciso,más teremos sim direito ao voto direto,valeu cristina,valeu Katia,e estou na luta.

Anônimo disse...

Tá no site.
3º Encontro dos Funcionários do Banpará
Dia 11 de junho (sábado) | às 9h
No Colégio Sophos: Av. Gov. José Malcher, entre 14 de março e Generalíssimo, em frente à Semec. Belém-PA.

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO NO BANPARÁ,O JEITO TUCANO DE GOVERNAR,ACHO QUE AUMENTOU O NÚMERO DE ASSESSORES OU CARROS,ENGRAÇADO QUE NO GOVERNO PASSADO A GARAGEM ERA SUFICIENTE,ENQUANTO ISSO A PLR,ESTA INDO PELO RALO.

Diário Oficial Nº. 31931 de 07/06/2011
FORA O ALUGUEL DE CARROS EM UMA LOCADORA POR UMA FORTUNA.

A COMPRA DE CARROS LUXUOSOS PARA A PRESIDENCIA E DIRETORIA,E OS ALUGUEIS COM 2 EMPRESAS DE TAXI...É A NOSSA PLR INDO EMBORA.

Anônimo disse...

HEI GENTE,VAMOS COLOCAR A PUBLICAÇÃO ,PARA QUE OS COLEGAS SAIBAM PARA COM QUE ESTA SENDO GASTA A NOSSA PLR,ACHO QUE OS ASSESSORES DO BANPARÁ MATRIZ,GANHAM TÃO POUCO QUE NÃO PODEM PAGAR UM ESTACIONAMENTO,UMA VERGONHA.
E A PLR,INDO PELOS RALOS.

Diário Oficial Nº. 31931 de 07/06/2011

BANCO DO ESTADO DO PARÁ

Inexigibilidade de Licitação


Número de Publicação: 240974

Inexigibilidade: 5/2011

Data: 02/06/2011

Valor: 15.600,00

Objeto: Locação de 10 (dez) vagas de garagem de estacionamento

Fundamento Legal: Art. 25, caput da Lei 8.666/93

Contratado(s):

Nome: AIEZZA Empreendimentos e Serviços Ltda

Endereço: Tv Fr Gil de V Nova, Bairro: Campina, 149

CEP. 66010-050 - Belém/PA

Telefone: 9132222753

7 de junho de 2011 19:24

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.