sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESTÃO PISANDO NA DEMOCRACIA, ESTÃO ROUBANDO A FLOR DO NOSSO JARDIM, MAS NÓS NÃO TEMOS MEDO!

 
No caminho com Maiakóvski

"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"

Fragmento de Eduardo Alves da Costa:


Em resposta ao pedido de DEMOCRACIA no abaixo-assinado contendo mais de 700 assinaturas dos funcionários do Banpará, a direção do Sindicato, às vésperas do Encontro que aprovará a nova Minuta de Reivindicações, resolveu enfiar, goela abaixo dos funcionários, um edital de convocação para eleição no Comitê Disciplinar, de APENAS 1 REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS, enquanto a direção do Sindicato vai IMPOR DOIS REPRESENTANTES do Sindicato.

Anteriormente, sempre houve eleições diretas para a escolha de todos os representantes dos funcionários para todos os comitês internos do Banpará. Os representante atuais, Kátia Furtado, Odinéa Gonçalves, Serra Freire e a suplente, Cristina Lagos, foram todos eleitos diretamente pelos funcionários.


A AFBEPA sempre buscou o diálogo. Ainda em março a Presidente em exercício Cristina Quadros esteve em reunião com a presidente do Sindicato e vários diretores e nunca houve uma resposta da direção do Sindicato sobre as questões pautadas, dentre elas, o pedido de respeito aos direitos da categoria, de ELEGER TODOS OS SEUS REPRESENTANTES nos comitês internos do Banpará. 

Recentemente, a AFBEPA demonstrou, no ato de entrega do abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas de bancários do Banpará, e da carta-denúncia dos sindicalistas, que defende o direito sagrado ao voto direto, que defende a DEMOCRACIA. E a resposta da direção sindical foi um panfleto contendo mais inverdades e calúnias contra os bancários do Banpará e a direção da AFBEPA.

Se a direção do Sindicato tem tanta legitimidade, porque não colocar seus candidatos para disputar, no voto, em condições de igualdade com todos os funcionários? Porque privilegiar os que são ligados politicamente ao Sindicato e impedir que todos passem pelo único crivo verdadeiro, real, legítimo, que é a eleição direta?



Quem tem MEDO DA DEMOCRACIA esconde o medo de não ter a legitimidade que afirma ter. Mas o que esperar de uma direção sindical que, de acordo com suas conveniências, rasga o Estatuto do Sindicato dos Bancários para fazer valer, na força, seus interesses político-partidários? 

Vejam o que diz o Estatuto do Sindicato, quando determina que o Sindicato deve eleger os representantes dos funcionários nas empresas:

"CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS


Art. 115 – O Sindicato estimulará a organização por local de trabalho, especialmente através das eleições dos delegados sindicais, dos representantes dos empregados nas empresas e da organização das comissões de empresa."




É lamentável que nosso Sindicato retroceda, agora, aos tempos levyanos onde não o diálogo e o Estatuto, mas a força e o autoritarismo eram a prática. Infelizmente, agora está sendo assim.



Esta AFBEPA manterá sua postura democrática, independente, de coragem e luta para defender, sempre, os interesses, direitos e conquistas dos bancários e bancárias do Banpará e seguirá firme na luta por DEMOCRACIA inteira, e não pela metade, ou muito menos, apenas um terço de democracia.





*

Nenhum comentário: