terça-feira, 3 de maio de 2011

QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! LUTA POR DEMOCRACIA NO SINDICALISMO BANCÁRIO!


Veja abaixo, nos trechos do ACORDO COLETIVO 2010/2011, onde estão as ARMADILHAS colocadas para IMPEDIR QUE OS FUNCIONÁRIOS ESCOLHAM, DEMOCRATICAMENTE, TODOS os seus REPRESENTANTES nos Comitês do Banpará. Lembramos que este ACT demorou cerca de dois meses para ser publicado no site do Sindicato e só foi publicado depois que a AFBEPA postou o Acordo aqui no Nosso Blog. Leia:

ACT 2010/2011

"(...)

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA – AMPLA DEFESA NO CONSELHO DISCIPLINAR - O Banco garantirá o direito a ampla defesa no conselho disciplinar, sendo indispensável que o acusado seja informado de todos os atos constitutivos do processo. Ao acusado, garantirá ainda o direito à manifestação oral, caso assim o queira.

(...)

PARÁGRAFO QUARTO – O Sindicato indicará os membros para compor o Comitê, assegurando-se que 1/3 dos membros representantes dos empregados seja eleito, em processo coordenado pelo Sindicato.


(...)

CLÁUSULA TRIGÉSIMA – COMISSÃO DE SEGURANÇA BANCÁRIA - O Banco, em conjunto com o Sindicato, formará uma comissão paritária para discutir assuntos ligados a Segurança Bancária, assim como para sugerir ações a fim de garantir e aumentar a segurança dos bancários e bancárias, usuários e clientes do Banpará.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: As partes indicarão 02 (dois) representantes e respectivos suplentes para compor a comissão.

(...)"

No ano passado, o COMITÊ TRABALHISTA foi reativado e a direção do Sindicato impôs duas diretoras sindicais e uma representante da Fetec/cn, sem consultar os funcionários. Até hoje estão lá, indicadas, não eleitas, as três representantes do grupo do Sindicato.


GT PCS: a direção do Sindicato excluiu a AFBEPA do GT Paritário do PCS em janeiro de 2010, em represália por toda a ação desenvolvida pela AFBEPA durante a Campanha pelo PCS, que foi decisiva para nossa conquista. 

Foi durante a Campanha pelo PCS que nós forçamos o Sindicato a realizar as assembléias e aprovamos a Ação de Cumprimento. A direção do Sindicato votou contra a Ação de Cumprimento, e isso está registrado em ata, mas a maioria da assembléia venceu e, com a Ação, ganhamos a Tutela Antecipada que obrigou o banco a implantar nosso PCS em janeiro de 2010, com efeito retroativo a 18 de maio de 2009, a data em que deveria ter sido implantado, segundo os prazos daquele ACT. Até hoje, a direção do Sindicato não engole a AFBEPA por ter mobilizado os funcionários a lutar pela implantação do PCS, enquanto eles queriam o silêncio para proteger o antigo governo de seu partido.


Hoje, estamos em luta por DEMOCRACIA, DIGNIDADE e RESPEITO ao DIREITO de escolher, por meio do VOTO DIRETO, nossos REPRESENTANTES nos comitês internos do Banpará. Não aceitamos a imposição do Sindicato dos Bancários que sequestrou nosso direito no último ACT, quando modificou o texto, legislando em causa própria. Antes, nós votávamos para escolher nossos representantes. Desde 2010, a direção do Sindicato passou a impor nossos representantes. Por isso, estamos dizendo para a diretoria do Sindicato e para toda a sociedade: QUEREMOS VOTAR! QUEREMOS ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES EM TODOS OS COMITÊS INTERNOS DO BANPARÁ!



2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem as diretas já eram. Parece que os funcionários não estão dando muita bola para essa campanha.

Anônimo disse...

Como tu te enganas, anônimo das 19:42, se tu tivesses ido à ASBEP no domingo, tu terias visto gerente de agência, usando o microfone, defendendo o direito de votar nos comitês, e todos os funcionários fizeram coro. Sabes porque???? te respondo, porque ninguém gosta de ser tratado com imposições, que fede à ditadura. Tu não te lembras que tu fostes contra a ditadura em outros tempos?? Por que no teu governo tu fizestes ao contrário? Liberdade. liberdade, abre as asas sobre nós...

Bancária do Banpará