quinta-feira, 5 de maio de 2011

DEU NO PORTAL ORM

Bancários realizam protesto em frente ao Banpará
Com a ajuda de uma bandinha de música, o Sindicato dos Bancários do Pará realiza uma paralisação, na manhã desta quarta-feira (4), em frente à agência matriz do Banpará, na Avenida Presidente Vargas, centro de Belém, para protestar contra a suspensão das negociações com a diretoria do banco. Os integrantes do sindicato distribuem folhetos explicativos para chamar atenção da população e dos servidores do banco para as reivindicações da categoria.

NOTA DA AFBEPA
A Direção desta Associação tomou conhecimento pela imprensa do protesto realizado pela entidade sindical contra a suspensão das negociações com a direção do BANPARÁ, em que seriam tratadas questões referentes ao Plano de Cargos e Salários, Segurança e Plano de Saúde.

A AFBEPA, almeja somar nessas lutas, junto com o Sindicato, pois, não é de hoje, que o funcionalismo espera ter a sua vida respeitada, e para isso, não tem poupado esforços com: campanha do PCS, conseguido após a Concessão de Liminar da Justiça Trabalhista; ação pleiteando Liminar na Justiça do Trabalho para manter evolução no PCS em 2 (dois) anos; greves fortes e intensas por melhores salários, observância aos direitos e condições de trabalho, como a greve de 2010; luta pelo Direito Democrático e Legítimo de Votar em nossos Representantes, etc.

Eis abaixo, alguns dos pontos eleitos pelos bancários do BANPARÁ, como prioritários. Assim sendo, desejamos que o Sindicato dos Bancários, unido com a AFBEPA, desempenhe o seu papel mais fundamental: defender e proteger a sua Categoria. 

- PCS > EVOLUÇÃO em 2011. É preciso que o PCS seja efetivado para que se tenha Evolução Funcional após a implantação da primeira etapa que foi o realinhamento na nova tabela em janeiro de 2010. É bom lembrar que a AFBEPA foi excluída pelo Sindicato do GT Paritário de Trabalho do PCS, portanto, como foi informado pela direção do Banpará à AFBEPA, o Sindicato participou das demais reuniões e sabe como se dará essa Evolução, então, nos deve essas informações. Mas, a categoria espera que nada obste a Evolução agora em 2011, de acordo com o Regulamento votado e legitimado na assembléia que definiu pela Ação de Cumprimento do PCS;

- MAIS SALÁRIO > aumento do nosso piso salarial. No ano passado, o piso da Fenaban foi reajustado em 16.33% e o banco não acompanhou este reajuste, mas deu apenas 3,3%. Com isso, nosso piso que era 5% acima do piso da Fenaban, agora está apenas igualado, com a anuência do Sindicato, que retirou a categoria da greve, após divulgar mensagens pelo celular afirmando que tinha conseguido 3,3% acima da Fenaban . Queremos os nossos salários acima do Piso da Fenaban novamente. 
 
- PLANO DE SAÚDE UNIMED > fim da abusividade no custeio que hoje incide sobre verbas variáveis. O custeio deve incidir apenas sobre as verbas fixas como salário, gratificação e anuênio. 

- DESTINAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO CAFBEP/PAS > é prejudicial aos nossos interesses o Parágrafo único, da cláusula 28ª do Acordo Coletivo de Trabalho, que dispõe: "PARÁGRAFO ÚNICO: Os empregados, por intermédio do Sindicato, poderão propor ações de cunho assistencial para destinação dos recursos remanescentes do PAS-CAFBEP, as quais serão submetidas à análise e deliberação da Diretoria Colegiada e Conselho deAdministração do Banco.


Nós, funcionários do BANPARÁ, e participantes do Plano CAFBEP/PAS, queremos decidir a destinação do saldo remanescente após a extinção do antigo plano CAFBEP/PAS, já que o fundo foi formado em regime de co-participação.

- SEGURANÇA > contratação de empresa para guardar as chaves das agências e postos, já que no ACT apenas se convenciona que: "CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA – SEGURANÇA BANCÁRIA: O Banco se compromete a realizar estudo de viabilidade técnica visando a alteração do modelo de abertura e fechamento das unidades do interior.

E nós também queremos: segurança estratégica e específica para gerentes, coordenadores e tesoureiros, e seus familiares, os alvos em potencial das quadrilhas; restituição de todos os bens e valores roubados dos funcionários e familiares durante os assaltos, considerando que a residência do bancário se torna extensão do local de trabalho durante os assaltos e sequestros;

- PONTO ELETRÔNICO > principalmente nas agências. Este item já consta de acordos coletivos há quatro anos e, até hoje, nunca foi devidamente cobrado, ao contrário, quando, no encontro que definiu a minuta - ocorrido numa manhã de segunda-feira, a decisão unânime foi de aditar o acordo e garantir o pagamento pelo atraso da implantação dos equipamentos, o Sindicato apenas incluiu a cláusula desconsiderando os danos sofridos pelos bancários, como se não houvesse um direito sendo negado.

- DEMOCRACIA - QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! Este ponto depende apenas da decisão do Sindicato que suprimiu dos bancários do BANPARÁ o direito de escolherem democraticamente os seus representantes, por meio do voto direto, nos comitês internos do Banpará.  

QUEREMOS A IMEDIATA INVALIDAÇÃO DOS SEGUINTES PONTOS, POR NÓS GRIFADOS, DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO: 

PARÁGRAFO QUARTO DA CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA – AMPLA DEFESA NO CONSELHO DISCIPLINAR
 – O Sindicato indicará os membros para compor o Comitê,assegurando-se que 1/3 dos membros representantes dos empregrados seja eleito, em processo coordenado pelo Sindicato. 

PARÁGRAFO PRIMEIRO DA CLÁUSULA TRIGÉSIMA – COMISSÃO DE SEGURANÇA BANCÁRIA - O Banco, em conjunto com o Sindicato, formará uma comissão paritária para discutir assuntos ligados a Segurança Bancária, assim como para sugerir ações a fim de garantir e aumentar a segurança dos bancários e bancárias, usuários e clientes do Banpará.
 PARÁGRAFO PRIMEIRO: As partes indicarão 02 (dois) representantes e respectivos suplentes para compor a comissão. 

O COMITÊ TRABALHISTA FOI FORMADO SEM QUE NÓS BANCÁRIOS, PUDESSEMOS ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES, por isto, vamos corrigir essa falha e abrir eleições gerais e diretas para todos os representantes dos funcionários, exceto no Conselho de Administração, porque já ocorreu a eleição, por duas vezes, inclusive.
 

> PLR EXTENSIVA AOS ADOECIDOS: A AFBEPA sempre defendeu que os adoecidos devem ter direito a participarem dos Lucros e Resultados da empresa, independente do tempo em que estejam afastados de suas atividades laborais, pois, o lucro é um processo fruto de anos de trabalho, e o trabalhador adoecido participou. Justamente no momento do afastamento, quando o salário se mostra mínimo para atender as demandas da doença, a PLR, com certeza, o ajudará a sair do sufoco.

Por tudo isso, nós trabalhadores bancários do Banpará, esperamos que o Sindicato dos Bancários, cumpra o seu papel Constitucional e Estatutário, de defender as nossas reivindicações, direitos e conquistas, pois os empregados bancários têm, nessa entidade, o seu maior instrumento de LUTA. Que a manifestação ocorrida ontém na porta da Matriz represente um recomeço onde o Sindicato avalie suas posturas passadas e venha a somar neste novo cenário. Que seja assim.


*

5 comentários:

Anônimo disse...

Que demonstração de grandeza essa postagem, gostei. Vamos refletir pessoal do Sindicato e corrigir, como se diz, as posturas.

bancário do banpará

Anônimo disse...

ontém, passando em frente a agência presidente vargas, ví uns funcionários do sindicato fazendo show na porta do banco porque sindicalista não é isso, sindicalista é aquele que vai e fala, não porque agora é oposição ao governo. Há quatro anos atrás, eu não tinha mais visto isso. POR QUE???? (eu sei o motivo e muita gente sabe)

Anônimo disse...

É isso o que queremos! Ver nossas instituições representativas de mãos dadas em busca de dias melhores prá nós bancários e bancárias. Nós unidos somos muito mais fortes e aí essa direção irá nos respeitar e nos tratar com a educação que alguns membros de sua direção, infelizmente não tem!

Anônimo disse...

Estavam fazendo palhaçada na poorta,isso sim,estão reclamando agora que a mamata acabou.

Anônimo disse...

Poxa, nós, bancários, já somos fortes. Vejam as greves como param o País. Então, chega de prepotências e arrogâncias. Vamos nos unir numa só força e lutar pelo que é nosso direito. Juntos ninguém nos derrubará.