sexta-feira, 27 de maio de 2011

AFBEPA EM BRASÍLIA NO FÓRUM NACIONAL DE LUTAS E NO CONGRESSO NACIONAL

Muito positivas as agendas realizadas pela AFBEPA nesta última quinta-feira, 26 de maio, em Brasília. 

 Dezenas de sindicatos, associações e movimentos de servidores públicos federais, 
estaduais e municipais de todo o Brasil estão se organizando no Fórum Nacional de Lutas.

FÓRUM NACIONAL DE LUTAS
Pela manhã, a Presidente em exercício Cristina Quadros, acompanhada de assessoria, participou da reunião do Fórum Nacional de Lutas, composto por dezenas de sindicatos, associações e movimentos de trabalhadores de todo o Brasil, que buscam consolidar uma unidade maior e uma agenda comum para somar  forças nas lutas das classes trabalhadoras. 

 A Presidente em exercício da AFBEPA participou atenta e ativamente 
da reunião do Fórum Nacional de Lutas.

A AFBEPA informou ao Fórum Nacional de Lutas sobre as principais reivindicações dos bancários do Banpará e também sobre a campanha QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ! Assim como aqui no Pará, as entidades nacionais também demonstraram solidariedade à luta dos bancários do Banpará e repudiaram a conduta antidemocrática do Sindicato dos Bancários. Vale ressaltar que participaram da reunião entidades filiadas a todas as centrais sindicais, inclusive à CUT. Assim que for finalizado e enviado ao nosso e-mail, publicaremos o relatório da reunião e a lista das entidades participantes.

SENADO E CÂMARA FEDERAL
A tarde, a presidente em exercício da AFBEPA Cristina Quadros, assessoria e o Coordenador do Fórum Estadual de Lutas Marcos Soares, estiveram no Senado, a convite da Senadora Marinor Brito, em reunião sobre a Defesa do Banpará. A Senadora Ficha Limpa encaminhou solicitação de participação da AFBEPA em uma reunião da bancada paraense na Câmara e no Senado, o que já está sendo viabilizado, e na próxima segunda-feira, às 9h, no CIG, aqui em Belém, a AFBEPA debaterá com a bancada paraense a defesa do Banpará e a pauta da nossa Campanha Salarial, além de reivindicar o retorno da Associação de Funcionários à mesa de negociação.

Marcos Soares, coordenador do Fórum Estadual de Lutas, 
Cristina Quadros e a Senadora Marinor Brito.

Ainda no gabinete da Senadora Marinor Brito, foi feito um contato com o gabinete do Dep. Federal Jean Willis, que estava em um seminário no Uruguai. A Chefa de Gabinete do Dep. Jean Willis conversou com a AFBEPA e novo encontro ficou marcado com o Deputado, assim que ele vier à Belém, em breve trabalho da Comissão Externa da Câmara Federal que acompanha as investigações sobre as denúncias de desvios e fraudes na ALEPA.

Em seguida, a pedido da Senadora Marinor Brito, o Dep. Federal Protógenes Queiroz recebeu a Presidente em exercício da AFBEPA, Cristina Quadros, a assessora e o Coordenador do Fórum Estadual de Lutas, Marcos Soares, para uma longa e produtiva conversa sobre a defesa do Banpará, uma vez que o Dep. Protógenes também integra a Comissão Externa da Câmara Federal que acompanha as investigações sobre as fraudes e desvios na ALEPA e esteve em Belém recentemente para os trabalhos desta comissão.

Marcos Soares, Cristina Quadros, Dep. Federal Protógenes Queiroz e Ghyslaine Cunha.

A AFBEPA pôde falar ao Deputado sobre o empenho dos funcionários do Banpará no sentido de ajudar os trabalhos de investigação das denúncias de desvios e fraudes na ALEPA, e pôde também ressaltar que, apesar de erros de  conduta política das sucessivas gestões, inclusive sob o comando do atual Dep. Cláudio Puty, que foi, nos últimos quatro anos, o Presidente do Conselho de Administração do banco, o Banpará é um patrimônio do povo do Pará e há cinquenta anos de investimentos de verbas públicas nesse banco estadual, um dos cinco sobreviventes desde a década de 90, quando quase todos os bancos estaduais foram extintos ou privatizados. 

O Dep. Protógenes se mostrou bastante receptivo ao diálogo com a AFBEPA, afirmou a defesa do Banpará enquanto patrimônio público e também a defesa dos funcionários do banco, compreendendo claramente a necessidade de "separar o joio do trigo" e defender a honra e a dignidade de trabalhadores que, na sua ampla maioria, são honestos e dedicados. Vários desdobramentos positivos serão construídos após essa reunião no sentido de fortalecer o Banpará e valorizar as lutas dos bancários e bancárias.



*

Nenhum comentário: