segunda-feira, 28 de março de 2011

SOBRE A REUNIÃO COM O SINDICATO, A VERDADE.

Como já foi colocado aqui no blog, a AFBEPA levou ao Sindicato uma pauta definida de interesse do funcionalismo. A AFBEPA pediu ajuda para lutas pelos direitos dos bancários e bancárias. Continuaremos a tentar o diálogo franco, honesto e respeitoso, como sempre fizemos e continuamos fazendo.

Quanto às denúncias e ações na Justiça, todas foram procedentes, sim, porque a AFBEPA buscou salvaguardar direitos dos funcionários prejudicados pelo Sindicato. Quando a presidente do Sindicato, Rosalina Amorim, disse que precisava conversar com sua diretoria, estava se referindo ao pedido da AFBEPA para que os bancários possam escolher democraticamente os seus representantes dentro dos grupos e comissões do Banpará, o que o Sindicato está impedindo depois que mudou o texto do ACT e determinou que indicará os representantes dos funcionários.

Sinceramente, o que o funcionalismo do Banpará exige e espera é que a direção do Sindicato defenda os interesses da categoria e cumpra seu papel estatutário. Quanto à doação de 20% dos salários dos funcionários, que foi aprovada em uma assembléia do Sindicato, a proposta foi apresentada e defendida pela própria direção do Sindicato, e jmais deixaremos de lutar pelo reembolso destes valores que são dos bancários e bancárias. É uma dívida financeira e moral do banco para com o funcionalismo!

Agora, alguns esclarecimentos sobre a pauta:

PROMOÇÃO POR MERECIMENTO EM 2011: a AFBEPA solicitou ao Sindicato, via ofício, e durante a reunião, que ajudasse na luta pela promoção por merecimento em 2011 e, sobre isso, o sindicato ainda não se pronunciou.

LUTA PELO FORTALECIMENTO DO BANPARÁ: a AFBEPA já tinha sugerido, durante a reunião, que teria que haver uma comissão inicial, justamente para fazer crescer essa luta e incluir outras instituições como a FAMEP, FIEPA, sindicatos e associações de servidores públicos, centrais sindicais e populares e demais instituições interessadas na discussão do microcrédito, tanto que foi justamente a AFBEPA que procurou o Dep. Edmilson Rodrigues e pediu a realização da Sessão Especial na ALEPA, ocorrida em março. Quanto à essa solicitação, o Sindicato ainda não respondeu.

PROBLEMAS NO ACT 2010/2011: Infelizmente, o Sindicato escreveu e assinou um ACT problemático para a categoria. A única cláusula que foi discutida em assembléia foi a do reajuste salarial quando o sindicato informou que havia conseguido 3,3% acima da Fenaban e depois deu apenas os 7,5% ao invés de 10,8% de reajuste. Durante aquela assembléia, Kátia Furtado fez questão de questionar, na frente de todos, se haveria eleições para o Comitê Trabalhista e para o Comitê Disciplinar, o que estava escrito na Minuta; a presidente do Sindicato afirmou que sim, no entanto, quando o ACT foi publicado, o que se viu é que grande parte das cláusulas foram modificadas, inclusive as que tratavam da eleição dos representantes dos funcionários, o que o sindicato que está impedindo. Foi isso o que a AFBEPA questionou na reunião, e foi isso que a presidente do Sindicato ainda não respondeu, pois disse que precisaria, primeiro, reunir com sua diretoria. A AFBEPA pediu a assembléia e será muito positivo perguntar aos bancários se querem, ou não, eleger seus representantes. O Sindicato ainda não respondeu.

PLANO DE SAÚDE: A AFBEPA pediu que a direção do Sindicato faça um estudo jurídico quanto à questão do custeio abusivo do plano Unimed com o objetivo de defender os funcionários. O Sindicato ainda não respondeu.

DESTINAÇÃO DO PATRIMÔNIO REMANESCENTE DO CAFBEP/PAS: Ao invés de uma simples reunião com o funcionalismo para levantar sugestões, seria muito bom que o Sindicato realizasse uma assembléia onde os funcionários têm o poder legal e legítimo de decisão.

Esperamos que o grupo que dirige o Sindicato se desarme e reflita sobre a importância maior da luta pelos direitos e conquistas dos bancários e bancárias. Vamos unir forças e passar por cima de interesses menores. Os bancários e bancárias merecem que suas entidades trabalhem em conjunto e é isso o que a AFBEPA continua propondo. Isso não significa apagar o passado, porque há, de fato, muitos prejuízos acumulados para a categoria, e que precisarão ser resolvidos; mas significa tentar caminhar para frente e ver como, juntos, poderemos solucionar as pendências de modo a cumprir as missões estatutárias e políticas de ambas as entidades: AFBEPA e Sindicato.



*

Um comentário:

Anônimo disse...

A soberba e a arrogância ainda permeiam no nosso inimigo número 1, o vermelho Sindicato dos Bancários??? Acho que deveriam tomar uma providência mais severa contra essa já nojenta atitude dessa gente, de preferência na Justiça. Vou pedir o cancelamento de minha inscrição no Sindicato. Não posso patrocinar inimigos.
Vamos colocar mais Deus nessa pelenga, Sindicato, pois vcs nada levarão daqui dessa terra.