segunda-feira, 14 de março de 2011

SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA - É UNÂNIME A DEFESA DO FORTALECIMENTO DO BANPARÁ

A composição da mesa: Presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim;
presidente do Banpará, Augusto Sérgio Costa; Dep. Edmilson Rodrigues;
presidente em exercício da AFBEPA, Cristina Quadros, e presidente da AEBA, Sílvio Kanner.
Todas as fotos são de autoria de Elcimar Neves.


Dep. Edmilson Rodrigues, afirmando a defesa do fortalecimento do Banpará,
enquanto vetor fundamental da política de desenvolvimento do Estado.


Presidente do Banpará, Augusto Sérgio Costa, ressaltando o compromisso
enquanto primeiro presidente funcionário do quadro de carreira do Banpará.


Rosalina Amorim, presidente do Sindicato dos Bancários, defendendo conquistas dos últimos
quatro anos e afirmando o compromisso da entidade com a defesa do Banpará.



Sílvio Kanner, presidente da AEBA, solidário na luta em defesa do Banpará
e em defesa dos bancos públicos para que cumpram seu papel enquanto agentes do Estado.


Cristina Quadros, presidente em exercício da AFBEPA, ressaltou que é fundamental fortalecer, modernizar
e humanizar o Banpará, principalmente, através da oferta de microcrédito para quem mais precisa.



Diretor, bancários e bancárias do Banpará presentes na Sessão Especial.


Alguns dos Deputados e Deputada presentes na Sessão Especial.
Defesa do fortalecimento do Banpará é unanimidade na ALEPA.



Cristina Quadros pedindo que os Deputados aprovem por unanimidade e
em caráter de urgência a CPI das fraudes na ALEPA. Funcionários do Banpará
são os mais interessados na apuração rigorosa de todas as denúncias.



NA ALEPA, deputados governistas e da oposição se unificam quando o tema é a defesa e o fortalecimento do Banpará.

Cumpriu um papel extraordinário no sentido de articular forças importantes na defesa do fortalecimento do Banpará, a Sessão Especial requerida pelo Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL, ocorrida hoje pela manhã no auditório João Batista, da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Marcaram presença, e contribuíram com os debates, o presidente do Banpará, que na ocasião representou também o governo estadual; a presidente e outros dirigentes da AFBEPA, da AEBA e do Sindicato dos Bancários; os parlamentares: Dep. Eliel Faustino, Dep. Márcio Miranda, Dep. Celso Sabino, Dep. Bernadete Ten Caten, Dep. Airton Faleiro, Dep. Chico da Pesca e Dep. Edilson Moura; e muitos colegas de trabalho do Banpará, que puderam acompanhar atentamente as intervenções que mostraram, como ressaltou o Dep. Márcio Miranda, líder do governo na ALEPA, "uma grande unidade e compromisso na defesa do Banpará".

O Dep. Celso Sabino assumiu a presidência dos trabalhos e compôs a mesa, convocando o presidente do Banpará, Augusto Sérgio Costa; a presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim; o presidente da AEBA, Sílvio Kanner e a presidente em exercício da AFBEPA, Cristina Quadros.


SUBORDINAR O LUCRO AO INTERESSE SOCIAL

A primeira intervenção coube ao parlamentar que requereu a Sessão Especial, o Dep. Edmilson Rodrigues, que ressaltou sua alegria em solicitar e participar do evento destinado a debater os rumos do Banpará. O Dep. Edmilson afirmou que o Banco do Povo do Pará tem uma importância estratégica enquanto "vetor de desenvolvimento que tenha como princípios basilares a inclusão social e a preservação ambiental, subordinando o lucro ao interesse social e garantindo a apropriação coletiva da riqueza gerada pelo trabalho." O Dep. Edmilson lembrou dos importantes avanços sociais obtidos com a criação do Banco do Povo do município, logo ao início de seu mandato enquanto prefeito de Belém. Destacou o Deputado que centenas de famílias passaram a ter capacitação, trabalho e renda com a atuação do Banco do Povo, hoje fundo Ver-o-Sol e que também o Banpará pode cumprir esse papel social em todo o estado. O Dep. Edmilson manifestou sua compreensão de que deve haver um "compromisso fundamental de valorizar os servidores que dedicam sua vida à construção e fortalecimento do Banpará. O banco é feito de pessoas..." ressaltou o Dep. Edmilson, que logo assumiu a presidência da Sessão Especial.


ESTADO FORTE E INSTITUIÇÕES FORTES - CRESCER E AMPLIAR O BANPARÁ

Em seguida, manifestou-se o presidente do Banpará, Augusto Sérgio Costa, que deixou claro o firme compromisso com o fortalecimento do banco. Ressaltou, o presidente, que o Banpará está empenhado em se repensar, sim, mas para se fortalecer e assumir os desafios que têm pela frente, por exemplo quanto ao tema do desenvolvimento sustentável onde caberia a abertura de novos mercados como o crédito de carbono, em apoio à criação de "projetos verdes". Para o Presidente, um estado forte possui instituições fortes, com resultados positivos no balanço. São metas da atual direção do Banpará torná-lo mais competitivo, ampliar a rede de atendimento, ampliar o patrimônio líquido do banco para 350 milhões, e o lucro para 85 milhões em 2011, além da captação de recursos da ordem de 2 bilhões para investimentos em crédito e microcrédito.


SINDICATO AFIRMA COMPROMISSO NA LUTA EM DEFESA DO FORTALECIMENTO DO BANPARÁ

A presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, defendeu as políticas implantadas no Banpará durante o governo passado, e ressaltou o firme compromisso da entidade de classe em lutar pela manutenção e fortalecimento do Banpará. O presidente da AEBA, Sílvio Kanner, levantou, dentre outras questões, uma crítica fundamental quanto à "privatização branca" de instuições bancárias públicas que, na prática, já funcionam, tanto do ponto de vista da lógica de mercado, quanto da destinação do lucro, como instituições privadas; citou como exemplo o Banco do Brasil e os demais bancos públicos que destinam seus lucros ao pagamento dos juros da dívida pública.


FORTALECER, MODERNIZAR E HUMANIZAR O BANPARÁ

A presidente da AFBEPA afirmou a defesa estatutária do Banpará e dos direitos dos funcionários e ressaltou a necessidade da construção de um firme arco de alianças na defesa do fortalecimento do Banpará. Para a AFBEPA, "fortalecer o Banpará significa olhar o Estado do Pará e se colocar diante do desafio da inclusão social, significa, por exemplo, organizar e oferecer o microcrédito para resgatar, através de cooperativas de trabalhadores, a dignidade de milhares de famílias expulsas do campo pelos grandes projetos que vêm, historicamente, dilapidando a Amazônia (...) significa modernizar a tecnologia, investir no funcionalismo e contratar mais concursados"; a presidente da AFBEPA também pediu uma política de segurança para a proteção das vidas dos bancários e bancárias, e pediu que a Assembléia Legislativa aprove, por unanimidade e em caráter de urgência, o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as graves denúncias sobre fraudes da ALEPA. "Nós, bancários e bancárias do Banpará somos os mais interessados no pleno esclarecimento dessas denúncias! Tudo deve ser rigorosamente apurado e passado a limpo diante de toda a sociedade" Clicando aqui, você poderá ler a íntegra do discurso da presidente em execício da AFBEPA, que também fez uma homenagem à luta dos funcionários lembrando o primeiro presidente da Associação, o poeta e professor Nazareno Tourinho.


DEFESA DO BANPARÁ É UNANIMIDADE NA ALEPA

Todos os Deputados e Deputada foram unânimes em manifestar o apoio à luta pela manutenção e fortalecimento do Banpará. Todos fizeram referência ao papel estratégico do banco na oferta do microcrédito ao povo do Pará, pediram a ampliação do número de agências principalmente nos municípios do interior. O Dep. Edilson Moura e o Dep. Airton Faleiro, destacaram que estarão vigilantes para que o Banpará jamais retroceda, e avance ainda mais, diante das conquistas realizadas nos últimos quatro anos.


QUAL É O NEGÓCIO DO BANPARÁ

O Dep. Eliel Faustino lembrou a maravilhosa experiência do microcrédito na Índia, que se tornou referência para todos os projetos de microcrédito no mundo, e levantou, de forma muito pertinente, um grande debate, ao afirmar que há um erro em comparar diferentes instituições como o Banpará e um banco privado, por exemplo. Segundo o Dep. Eliel Faustino, é preciso debater qual é o negócio do Banpará, e afirmou, desde já que em sua compreensão, é preciso repensar o Banpará no fortalecimento de sua missão fundamental, a partir das políticas de governo ligadas ao fomento, ao desenvolvimento.


GOVERNO DO ESTADO ACREDITA NO BANPARÁ

O Dep. Márcio Miranda, líder do governo na ALEPA, deu grande contribuição ao debate, destacando logo ao início de sua intervenção que percebia uma grande uniformidade de pensamentos em torno de um objetivo comum: fortalecer o Banpará. O Dep. Márcio Miranda lembrou que o governador Simão Jatene recebeu e assinou a Carta-Compromisso em defesa do Banpará, elaborada pela AFBEPA. Afirmou o deputado que o governo está empenhado em fortalecer o Banpará e que a indicação de um funcionário de carreira da casa é um símbolo dessa vontade política. Para o líder do governo na ALEPA, o Banpará têm algumas metas a cumprir: melhorar o sistema e o atendimento, e ser um pilar da inclusão social, a partir de uma forte presença nos municípios, levando a interiorização do microcrédito, além de investir em segurança, em parceria mais efetiva com a área de segurança pública, para melhor proteger os funcionários e os clientes. O Deputado aproveitou para pedir que os funcionários da ALEPA possam fazer o empréstimo consignado através do Banpará, o que ainda não é permitido pelo banco.


FUNDO PARA O ESTÍMULO À ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DEVE SER GERIDO PELO BANPARÁ

A Dep. Bernadete Ten Caten fez uma importante referência à Lei 7309, de 2009, que estebeleceu uma política de estímulo à economia solidária e que previa a criação do Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária, que já está criado. A Dep. apresentou projeto de criação de um fundo estadual específico para o estímulo à economia popular e solidária, que ainda deverá ser aprovado na ALEPA. Ressaltou a Dep. Bernadete Ten Caten que, em sua visão, é justamente o Banpará, por ser o banco público estadual do povo do Pará, o banco que deverá gerir esse fundo.


CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO FORTALECIMENTO DO BANPARÁ NA ALEPA

Ao final, o Dep. Edmilson Rodrigues propôs a elaboração de uma moção, na forma de Carta-Compromisso pelo Fortalecimento do Banpará, a ser assinada por todos os Deputados presentes à Sessão Especial e pelos demais Deputados que desejarem se somar à essa luta que é do povo paraense, para definir um projeto maior para o Banpará, que é um importante patrimônio do povo do Pará.

Leia mais sobre a Sessão Especial no site da ALEPA e no Blog do Dep. Edmilson Rodrigues. É só clicar aqui e aqui.



*

3 comentários:

Anônimo disse...

Só não ficou legal essa rosalina que no governo passado vivia querendo puxar o tapete da afbepa e o tapete dos funcionários,agora que ela perdeu a mamata esta querendo se chegar,Rosalina,quem apanha não esquece,não precisamos de vc.

Anônimo disse...

Sei que não vão publicar, mas, a única política implantada pelo Sindicato na gestão anterior foi a perseguição declarada aos funcionários e a esta AFBePa.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.