terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO - ENTRE PEDRAS, FLORES

Em sentido horário: poetisa Cora Coralina, atriz Leila Diniz, Uma Índia amamentando um animal, uma Gari trabalhando, militantes Clara Zetkin e Rosa Luxemburg, passeata de mulheres negras, Operadoras da bolsa de valores, Bancária, Maria da Penha, cantora Elis Regina, mulher pobre, militante Bertha Lutz, poetisa Cecília Meireles, Escrava Anastácia, Liga Internacional das Mulheres, Vendedora do Ver-o-Peso, passeata de mulheres, Tacacazeira, poetisa Clarice Lispector, compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga; algumas mulheres que representam a luta e a sensibilidade do universo feminino.


Para nós, mulheres, que vamos tentando fazer das pedras, flores... e que vamos vivendo a crescer e criar, a amar e aprender a viver cada vez mais humanas e humanizadas. Que a sensibilidade e os sonhos não nos abandonem na dura luta, na dura lida de ser mulher.

A todas as mulheres bancárias, a todas as meninas, filhas de bancárias, a todas as mães, bancárias, e a todos os homens, que aprendam o respeito e o amor, a solidariedade e sensibilidade para que a vida seja mais simples, melhor e mais bonita.


DAS PEDRAS

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina.



*

2 comentários:

Anônimo disse...

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Provérbios 14:1). Parabéns às mulheres do mundo.

Anônimo disse...

"Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
(Efésios 5:24-25).