sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OS DEPUTADOS QUE MAIS FALTARAM SEM JUSTIFICAR

Com o título acima, importantes informações postadas no site Congresso em Foco. Leiam.

__________________________________________
Laycer Tomaz/Câmara

Renata Camargo, Edson Sardinha e Mário Coelho


Dos dez que menos apresentaram justificativa, sete saíram vitoriosos das urnas em outubro. Campeão de votos no Pará, Wladimir Costa deixou sem explicações 106 das 130 faltas acumuladas por ele na legislatura.


Campeão de votos no Pará em outubro, o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) fecha o atual mandato com outro título: o de parlamentar que acumulou mais faltas sem justificativas durante toda a legislatura. Radialista e cantor de carimbó, ritmo popular paraense, Wladimir faltou a quase um terço dos 422 dias em que a Câmara realizou sessões destinadas a votação nos últimos quatro anos.

Das 130 faltas do peemedebista, 106 (81% delas) ficaram sem qualquer justificativa. É como se o deputado tivesse deixado de justificar um ano de ausências em plenário. Wlad, como é mais conhecido no Pará, foi reeleito há três meses para o terceiro mandato consecutivo com 236.514 votos, a maior votação obtida pelos 17 deputados da bancada do Pará.

Wlad puxa a lista dos dez deputados que mais deixaram faltas sem justificar na Câmara, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara. Assim como o paraense, outros seis da relação dos que menos justificaram também saíram vitoriosos nas urnas para os cargos que disputavam.



VEJA A LISTA COMPLETA DAS FALTAS NA LEGISLATURA

Leia mais em Congresso em Foco


Quatro dos mais faltosos não apresentaram projeto

Edson Sardinha e Renata Camargo

Jader Barbalho, Ciro Gomes, Vadão Gomes e Nice Lobão não apresentaram nenhum projeto de lei ou proposta de emenda constitucional na atual legislatura.

Dos dez deputados que mais acumularam ausências na atual legislatura, quatro não apresentaram nenhum projeto de lei ou proposta de emenda constitucional durante os quatro anos. São eles: Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em novembro, Ciro Gomes (PSB-CE), Nice Lobão (DEM-MA) e Vadão Gomes (PP-SP). Os demais apresentaram ao menos uma proposta nesse período.

Nice ao menos viu avançar nesta legislatura uma proposta de sua autoria apresentada em 1999. O projeto que prevê cotas raciais em instituições federais foi aprovado pela Câmara e enviado em 2008 para o Senado. Ciro deixa seu primeiro mandato no Congresso sem apresentar nenhuma proposta legislativa e Vadão também encerrou a legislatura sem propor projetos.

No caso de Jader, além das ausências e de não apresentar propostas legislativas, o deputado paraense ostenta também outro título negativo: o de parlamentar que não compareceu a nenhuma reunião de comissão na atual legislatura.

Leia mais em Congresso em Foco



*

Nenhum comentário: