segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CARTA ABERTA À CANDIDATA ANA JÚLIA CAREPA

Senhora candidata,

Como é de amplo conhecimento, a diretoria da AFBEPA solicitou, ainda no primeiro turno, um minuto na agenda de todos os candidatos e candidata ao governo estadual para entregar a CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ E PELA VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS.

Ainda no primeiro turno, três, dos cinco candidatos receberam a CARTA-COMPROMISSO: Fernando Carneiro, do PSOL; Cleber Rabelo, do PSTU, e Domingos Juvenil, do PMDB.

Neste segundo turno, a AFBEPA reiterou a solicitação de agenda aos candidatos. Até agora, o candidato Simão Jatene recebeu a CARTA-COMPROMISSO em agenda aberta, pública, plenária de campanha, onde, inclusive, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, pôde falar a todos os presentes, incluindo deputados e senadores eleitos, acerca da manutenção e fortalecimento do Banpará enquanto banco público estadual, e dos pontos de defesa e valorização do funcionalismo. Sobre esta agenda com o candidato Simão Jatene, muitos equívocos foram publicados e, após a eleição em segundo turno, e só após a eleição em segundo turno, por respeito, bom senso e o mínimo de civilidade, valores preciosos e raros em períodos eleitorais, a diretoria da AFBEPA se pronunciará pública e oficialmente. No entanto, não podemos deixar de registrar que, lamentavelmente, os que mais divulgaram estes equívocos foram alguns poucos bancários que, inclusive, fazem parte da sua coordenação de campanha.

Candidata Ana Júlia, pedimos que não se deixe envolver pelas disputas localizadas nos intestinos do movimento sindical bancário, das quais a senhora também é vítima. O seu grupo político é muito difícil e, certamente, muitos bancários deixarão de votar na senhora, em função da intransigência e da arrogância desses sindicalistas de seu grupo. Veja um exemplo: eles se vangloriam pelos corredores porque deram mais um golpe na categoria, levando os bancários do Banpará a votarem um índice de reajuste de 3,3% acima da Fenaban, o que alçou o reajuste dos salários do Banpará a 10,8%, mas agora afirmam que o reajuste é apenas de 7,5%. É uma direção sindical que se alegra em ver os bancários ganhando menos.

Vale lembrar, senhora candidata que o Chefe da Casa Civil e o Presidente do Conselho de Administração do banco, que também é o Secretário de Governo, sinalizaram com a possibilidade de um índice de reajuste de 2% acima da Fenaban, o que estava sendo solicitado pelos bancários. O que seu grupo tem feito no sindicalismo bancário é uma vergonha, também para a senhora, que é bancária e foi uma das dirigentes do Movimento de Oposição Bancária – MOB, que tanto fez para livrar o Sindicato do peleguismo atrelado, então representado pelo finado Levy. Para nós, da AFBEPA, atrelamento, seja de direita ou de esquerda, é sempre nefasto e prejudicial aos trabalhadores. É o que vemos hoje.

Até agora, a senhora é a única candidata que ainda não recebeu a CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ E PELA VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS.

Desde o primeiro turno estamos tentando, de várias maneiras, um momento em sua agenda para entregar o documento. A AFBEPA já entrou em contato, por três vezes, com o Betinho, dirigente sindical bancário e membro da sua coordenação de campanha, com o deputado estadual reeleito Bordalo, com sua assessoria de agenda, com diretores do sindicato que, sabemos, são do seu grupo partidário, e, finalmente, com o coordenador geral de sua campanha, o Sr. João Batista, também presidente do PT estadual.

Através desta carta aberta, candidata Ana Júlia, novamente solicitamos que a senhora abra um espaço em sua agenda, que não precisa ser exclusivo para a AFBEPA, já que podemos e até preferimos entregar o documento em uma agenda pública, aberta, mas pedimos que abra um momento para que a diretoria da AFBEPA entregue a CARTA-COMPROMISSO e a senhora possa recebê-la e assiná-la, como fizeram os demais candidatos.

A cópia do documento já foi repassada à coordenação de sua campanha por três vezes, mas adiantamos que se trata de uma carta que faz a firme defesa da manutenção e fortalecimento do Banpará enquanto banco público estadual e da valorização dos bancários e bancárias. Todos os pontos são importantes para o Estado e podem, perfeitamente, ser apreciados por quem se candidata a governar o nosso Pará. Assim o entenderam os demais candidatos e pedimos que assim, também, compreenda a senhora.

Em nome dos bancários e bancárias e seus familiares, e em nome dos milhares de clientes do Banpará, pedimos que, na condição de candidata ao governo estadual, receba e assine a CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ E PELA VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS.

Atenciosamente,


A DIRETORIA DA AFBEPA.


Nenhum comentário: