terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A ARROGÂNCIA DO PODER FEDE A DITADURA

Escondido sob o anonimato, alguém que, certamente, não é um bancário ou bancária do Banpará, fez o seguinte comentário no blog:

"Anônimo disse...

Mais uma porrada, né Katita?
Cuidado pra não ficar roxa, hahahaha

Mas uma vez o Sindicato nem deu confiança pros seus já manjados oficiozinhos, nem se deu ao trabalho de responder, e a seu dispeito, colocou quem bem quiz no Comitê de Relações Trabalhistas, sem as eleições que vc tanto queria, não deu nem uma vagazinha pra AFBEPA, nem ao menos pros seus simpatizantes, né Katita?

Mas fique quietinha e não faça alarde, senão até do GT do PCS o Sindicato vai dar um jeitinho de lhe tirar.

CUIDADO...quem avisa amogo é!!!

18/01/10 20:47"

____________________

É por este motivo que a AFBEPA tem feito um trabalho em busca da transparência, da democracia, da liberdade e da legítima representatividade dos funcionários do banco em todos os espaços de poder. Para que posturas autoritárias e contrárias, como essa acima, que muitas vezes se escondem sob o discurso falso e sedutor da propaganda mentirosa, não prevaleçam.

No entanto, a despeito da linguagem chula e dos erros gramaticais, vamos avaliar a postagem maldosa do anônimo, porque chegaremos à lamentável conclusão de que esse anônimo não é tão anônimo assim, senão vejamos:

1) A AFBEPA tem mesmo enviado inúmeros ofícios ao sindicato dos bancários, todos buscando ressalvar os direitos e conquistas da categoria. E é verdade que eles nem se dão ao trabalho de responder. O anônimo acertou.

2) A AFBEPA tem solicitado, cobrado e denunciado, incansavelmente, a falta de democracia e a não eleição dos representantes do funcionalismo para o Comitê Trabalhista. É verdade que também nunca responderam. Indicaram autoritariamente os representantes dos funcionários e, claro, excluíram a AFBEPA e nossos simpatizantes: o funcionalismo. O anônimo acertou mais uma vez.

3) A AFBEPA solicitou sempre que o sindicato mostrasse o acordo que assinou com o banco no processo do PCS. Nunca mostraram. Agora, o acordo está disponível na Justiça do Trabalho. O anônimo acertou.

4) A AFBEPA defende, e chamou o sindicato a defender também, sempre através de ofícios, o Regulamento produzido pelo GT Paritário, especialmente a cláusula 15ª, que trata do interstício para promoção por merecimento e por antiguidade. Eles, realmente, tentam excluir a AFBEPA do GT do PCS. É verdade. O anônimo acertou de novo.

5) A AFBEPA chamou, em ofícios, o sindicato para atuar na defesa dos trabalhadores diante das pendências que prejudicam os bancários e bancárias tais como a questão do sobreaviso, do vale-transporte, do turno ininterrupto de revezamento, do não cumprimento de cláusulas importantes dos ACTs desde 2007 como plano de saúde e ponto eletrônico. E é verdade, sempre ignoraram. O anônimo acertou de novo.

MAS SERÁ QUE ESSE ANÔNIMO É TÃO ANÔNIMO ASSIM?

Bem, essa breve avaliação nos leva a concluir que esse anônimo sabe do que está falando. Sabe, por exemplo que a AFBEPA envia ofícios ao sindicato e que o sindicato não os responde. Ora, quem pode saber dos ofícios que o sindicato recebe e não responde?

Este mesmo anônimo revela intenções do sindicato que se confirmam, na prática, como a de excluir a AFBEPA do GT do PCS. Realmente, na última reunião do GT Paritário a AFBEPA não foi convidada. O que muito nos estranha, já que é a AFBEPA a maior defensora do Regulamento do PCS produzido pelo GT Paritário.

TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO? NÃO.

Por quais motivos é preciso excluir a AFBEPA do Comitê Trabalhista e do GT Paritário do PCS? O que está por trás dessa postura arrogante e autoritária, que muito bem se traduz no discurso do anônimo e na prática concreta da atual direção do sindicato, é a necessidade de dominar todos os espaços de poder para agir conforme os interesses do grupo político partidário ao qual pertencem.

Não pensem que é antipatia pessoal, ou qualquer coisa do gênero. Não. Excluir a AFBEPA e a Kátia Furtado, sua Presidenta, é decisão política estratégica.

Esse isolamento que eles querem fazer contra a AFBEPA na verdade é um isolamento contra os interesses e direitos do funcionalismo, porque eles são um grupo político partidário coeso: atual direção do sindicato, atual direção do banco, governo estadual.

Na luta do PCS, quem ficou ao lado do funcionalismo? Foi a AFBEPA, a Kátia Furtado e a maioria dos bancários e bancárias que, sem medo, denunciaram, cobraram, mobilizaram, construindo o movimento, a forte Campanha pelo PCS. Os poderosos não perdoam.

Na Campanha Salarial, quem defendeu os principais pontos a favor do funcionalismo e quem segurou a greve, até financeiramente? Foi a AFBEPA e os bancários e bancárias do Banpará. Mas os poderosos não perdoam mesmo.

Eles se sentem afrontados, irritados, ficam desequilibrados quando alguém, em nome da maioria, os desafia, desvela suas contradições, mostra o que realmente são: um grupo buscando manter um poder, mesmo às custas de mais de mil vidas de bancários e bancárias e seus familiares.

Como será quando vier a incorporação ou não do Banpará, quem protegerá os direitos do funcionalismo? E como será quando vier a portabilidade, quem defenderá a manutenção e o fortalecimento do Banpará como banco público estadual? A AFBEPA, a pedra no sapato, a mosca na sopa, o calo no pé. A AFBEPA, a única que não se deixou dominar, não se vendeu, e olha que lances não faltaram. A AFBEPA que não traiu a categoria.

Portanto, com a mesma independência e coragem que tem nos guiado afirmamos sempre: JAMAIS NOS CALAREMOS! JAMAIS NOS DEIXAREMOS DOMINAR! JAMAIS NOS CURVAREMOS ANTE A PREPOTÊNCIA E A ARROGÂNCIA DOS PODEROSOS DE PLANTÃO, PORQUE ACREDITAMOS NA VIDA, DEFENDEMOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, TEMOS HONRA E DIGNIDADE, SOMOS VERDADEIROS E ÉTICOS.

Aos bancários e bancárias do Banpará, agradecemos, imensa e profundamente pelo apoio e pela ampliação da consciência que nos leva a conquistar mais o que é justo e certo.

A AFBEPA convida a todos os bancários e bancárias do Banpará para uma reunião na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, 18h, na AFBEPA, com a seguinte pauta: PCS, Comitê Trabalhista, o que ocorrer.


UNIDOS SOMOS FORTES!



*

15 comentários:

Anônimo disse...

katia, esse anônimo não é tão anônimo,é alguem de dentro do sindicato,por isso ele acertou quase todas,FORÇA KATIA,as palavras contrarias jamais irão te abater...
pelos funcionários primeiramente jesus,depois vc e a afbepa,unidos com vc no comando venceremos.

Anônimo disse...

KATIA PARA PRESIDENTA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO....

Anônimo disse...

Colegas, eu estou realmente impressionada com tal desfaçatez dessa turma. Onde é que nós chegamos hein? Será que eles se acham assim tão poderosos que podem tudo? Até ofender, debochar, caluniar? Isto é inadmissível! Se fosse contra qualquer colega eu me levantaria, mas contra nossa associação e nossa colega Kátia, é revoltante.
Eu não gosto de reuniões, mas vou a essa reunião da AFBEPA porque essa situação tem que acabar! Bastou!

Anônimo disse...

Kátia, com certeza partiu desses desesperados. Eles sabem que nós funcionários não somos idiotas e que nas próximas eleições vamos transparecer nossas indignidades no voto. Entendemos que essa curriolo tem dias contados. Vamos aguardar!!!!

Anônimo disse...

Kátia, entendemos que para cargos sociais precisamos ter ética. Infelizmente, ainda temos que conviver com criaturas ANTI-ÉTICAS como estas que estão à frente do nosso sindicato, porém com rabos presos à administração pública, sendo negligentes, corrumpidos. Pois se formos fazer uma busca, encontramos a própria diretora do sindicado "gaia" mulher do Betinho sedida para o sindicato, porém atuando na administração do Estado. E isso ela mesmo declarou num barzinho ainda sorrindo da nossa cara. È MOLE?????.isso, sem contar que grande parte da sua familia como o irmão e etc. QUEM NÃO SABE DISSO????? TOU MENTINDO???

Anônimo disse...

Colegas, é importante nosso comparecimento na reunião da AFBEPA. Vocês podem imaginar o que será de nós com essas representações? Sem querer desmerecer ninguém, mas as pessoas que foram estão listadas na portaria do banco não vão nos defender mesmo! Temos que fazer alguma coisa! Urgente!

Funcionários e Funcionárias da Ag. Tucuruí disse...

Nós funcionários e funcionárias da Agencia de Tucuruí, só tomamos conhecimento de que o Comitê Trabalhista já estava formado ontem através da portaria nº 005/2010, onde foram ditados para nós uma composição que não reflete os nossos interesses, e sim, os interesses do Banco.

Anônimo disse...

Meus caros colegas! É inaceitável o sindicato se posicionar contrário à nossa associação. Pois todos nós sabemos que essa afbepa luta incansavelmente pelos nossos direitos e que o nosso sindicato deveria se espelhar, ou ainda copiar as suas atitudes à ficar somente fazendo vistas grossas aos nossos direitos, ou ainda, entregando de bandeija como sempre o entregou.
EITA! AGORA ESTAMOS CADA VEZ MAIS ATENTOS SENHORES!

Anônimo disse...

Meus caros colegas! É inaceitável o sindicato se posicionar contrário à nossa associação. Pois todos nós sabemos que essa afbepa luta incansavelmente pelos nossos direitos e que o nosso sindicato deveria se espelhar, ou ainda copiar as suas atitudes à ficar somente fazendo vistas grossas aos nossos direitos, ou ainda, entregando de bandeija como sempre o entregou.
EITA! AGORA ESTAMOS CADA VEZ MAIS ATENTOS SENHORES!

Anônimo disse...

Isso mesmo colegas de Tucuruí! vocês viram só? A mesma curriola. Por que será que foram indicados? será pela incompetência? pela negligência? pelo desrespeito com a nossa categoria? QUEM SERÁ CAPAZ DE DESVENDAR ESSE MISTÉRIO? NEM PREC ISAMOS SERMOS GÊNIOS. TODOS NÓS SABEMOS.

Anônimo disse...

Olá, kÁTIA, Fiquei indignado com esses comentários podres. Não se abale com nada que vamos estar do seu lado para o que der e vier. Pois sabemos que se não fosse essa afbepa e principalmente você apoiando incasavelmente a maioria dos funcionários o nosso pcs teria saido pelo ralo, pois iamos perder o prazo de levar para a justiça e hoje estaria como esse sindicato realmente quer. VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA É NOSSA! graças à DEUS e a nós, conseguimos anteciapr a tutela. já pensou se desse errado? Quem você acha que eles iam culpar? MAS DEUS É MUITO BOM E VAI ESTAR SEMPRE DO NOSSO LADO. LADO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

KATIA PARA PRESIDENTA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO....


É ISSO AI AMIGA! COMECE A PENSAR NA POSSIBILIDADE.

E ESSA IDÉIA É MINHA. LEMBRA?

Anônimo disse...

Nós, todos, funcionários do BANPARÁ tomamos conhecimento desta portaria e vimos QUEM eles indicaram. Só pessoas deles. Infelizmente, não nos defenderão mesmo. Não nos defenderam na bandeira do PCS. Creio que eles estão sim ligados a direção do banco. Faz sentido isso, porque são de um mesmo partido não é mesmo? Acho isso triste isso. Mas nós que temos que pagar o pato, como se diz? Está errado. O sindicato deveria ter feito também a eleição para nós escolhermos nossos representantes. Isso é jogo de carta marcada? Não concordo.
E quanto ao comentário, colegas, com certeza, não é do banco. É alguém deles, lá. Vamos lutar pelos nossos direitos.

Anônimo disse...

Kátia minha querida colega, nos da agencia centro do banpara estamos enojados com esses comentarios, é claro que quem tá fazendo isso eo pessoal do sindicato, ou seja Betinho e sua corja de sanque sugas.
Mas não deixe se abater minha colega, e que isso sirva pra que voce finalmente decida aceitar o clamor dos bancarios do banpara do basa do BB e da caixa, que é o de lhe ver na presidencia do sindicato, nos precisamos que nas proximas eleições voce concorra e vença pra presidenta do sindicato dos bancarios, contamos com voce.

KÁTIA PRA PRESIDENTA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS.(Cristina Quadros para vice)

Anônimo disse...

Eita,a Cristina é do babado...más eu apóio.