quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BALANÇO 2009 - O ANO EM QUE VENCEMOS!

A VIDA DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ SERÁ CONTADA ANTES E DEPOIS DE 2009.

Final e início de ano é tempo de festejar, celebrar a alegria, a passagem, o aprendizado constante... É tempo de fazer aquele balanço necessário, ver o que foi, o que não foi, o que poderia ter sido e planejar melhor para o ano seguinte.

Há muitos temas para o balanço da AFBEPA neste ano de 2009.


Comemoramos antigos sonhos, novas conquistas - PCS, claro!!! Reativação do Comitê Trabalhista (cadê as eleições diretas para elegermos nossos representantes?) Novas agências, a AFBEPA firme na luta em defesa dos direitos e conquistas do funcionalismo.


A luta diária por melhores condições de trabalho, por respeito e valorização dos bancários e bancárias, por saúde e segurança. Neste aspecto da segurança, o ano foi muito difícil: assaltos, seqüestros e ameaças marcaram de medo, perdas e adoecimentos a rotina nas agências e PABs do Banpará, principalmente no interior do estado, mas também na capital. A AFBEPA deu alguns passos importantes e o principal foi o contato com a SEGUP, do qual nasceu uma parceria para defender a VIDA dos funcionários e de seus familiares.


Registramos pendências antigas que não se resolveram ainda, embora objetos de solicitações permanentes da AFBEPA e até de debates e compromissos nas mesas de negociação da Campanha Salarial, como é o caso do turno ininterrupto de revezamento e do devido pagamento do sobreaviso e das horas extras, quando efetivado o trabalho. Pendências que o banco pode resolver dentro da lei, como tudo deve ser.


Mas, sem dúvida alguma, três temas nos despertam mais atenção neste 2009: o PCS, a Campanha Salarial e a menor PLR dos últimos anos, e a Defesa do Banpará. Nos posts seguintes, de balanço de 2009, você lerá o que registramos e avaliamos acerca destes assuntos.


*


Nenhum comentário: