quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GOVERNADORA ADMITIU ONTÉM, PELA PRIMEIRA VEZ, PUBLICAMENTE, A POSSIBILIDADE DE INCORPORAÇÃO DO BANPARÁ

Ontém a noite, o aniversário era do Sindicato dos Bancários, mas quem ganhou o presente foram os bancários e bancárias do Banpará: pela primeira vez a governadora Ana Júlia admitiu, publicamente, a possibilidade de incorporar o Banpará a um banco público. Afirmou, já ao final da reunião, que enquanto for governadora, o Banpará não será entregue a um banco privado, mas já a um banco público, "é um caso a pensar". Disse ainda que o Banpará é um banco local, "muito difícil de competir com o Brasil", segundo suas próprias palavras.


O BANPARÁ PRECISA SER MODERNIZADO E HUMANIZADO
São décadas de lutas pela manutenção e fortalecimento do Banpará. Foram mobilizações, reuniões diversas, abaixo assinados e até a doação de 20% dos salários dos funcionários e funcionárias para capitalizar o banco em 1998.

Voltamos a afirmar que o Banpará precisa ser modernizado e humanizado na relação interna com o funcionalismo e
externa com o cliente, principalmente após a efetivação da portabilidade. O que o Banpará não precisa é ser fundido, privatizado ou incorporado.

O povo do Pará precisa de um banco moderno, sólido e humano para fazer o que nenhum outro banco, premido apenas pela lógica de mercado, pode fazer: investir no povo da nossa terra, na gente do nosso Pará, apoiando os pequenos e médios empreendedores, garantindo o crédito solidário, alavancando políticas de geração de emprego e renda, especialmente entre os mais pobres e os excluídos. É a esse dever prioritário do Banpará que devem servir as tantas agências do Banpará, muitas em municípios distantes, de baixíssima renda per capta, onde nenhum outro banco jamais mostrou interesse em se instalar.



O BANPARÁ É UM PATRIMÔNIO DO POVO PARAENSE e qualquer governo precisa ser politicamente autorizado a efetivar mexidas tais como incorporação, privatização, fusão. O povo precisa ser ouvido pois o Banpará é um patrimônio do povo paraense.



MAIS DE MIL FAMÍLIAS, COMO FICARÃO?
Infelizmente há colegas do próprio banco que apoiam a possibilidade de incorporação do Banpará.

Vejamos como está sendo a realidade dos funcionários da NOSSA CAIXA NOSSO BANCO em São Paulo, recentemente incorporada pelo BANCO DO BRASIL.

Segundo um dirigente sindical da Nossa Caixa, imediatamente após a incorporação, os funcionários foram premiados com um descomissionamento em massa, uma vez que o Banco do Brasil possui funcionários altamente qualificados e treinados para operar em todas as carteiras que migraram para o BB.

Após os descomissionamentos, as perdas de funções e suas devidas gratificações, evidentemente, o Banco do Brasil apresentou aos funcionários da Nossa Caixa um rebaixadíssimo PDV. "Entre a cruz e a espada", a maioria dos funcionários da Nossa Caixa optou por alongar mais ainda a lista de desempregados do país.

Aos que ficaram, restou-lhes o grande consolo de ocuparem os sub-escalões, com suas devidas sub-remunerações do BB.

Em duríssima negociação, agora os funcionários da Nossa Caixa lutam por manter seus mínimos direitos como plano de saúde e PCS que, por ser melhor que o dos funcionários do BB e por proteger os funcionários da Nossa Caixa, foi considerado, pelo Banco do Brasil, o pior entrave no processo de incorporação.


A AFBEPA CONTINUARÁ NA LUTA EM DEFESA DO BANPARÁ
E caso se confirmem as piores previsões, precisamos de defesa dos nosso direitos. Precisamos que, em qualquer cenário, nós e nossas famílias, sejamos amparados. Temos que ter fé, orar e agir com firmeza.

Defendemos o Banpará porque é um patrimônio do povo, um patrimônio seu, meu e de todos nós! E precisamos defender nossos empregos, sem a ilusão de que um outro banco nos acolherá. Em todos, repetimos: em TODOS os exemplos de incorporação, fusão ou privatização, os funcionários foram e são os mais prejudicados. O que os bancos consideram são as carteiras e, no caso do Banpará, a conta única do estado, mas não o funcionalismo.


ESTA LUTA É MINHA, É SUA, É DE TODOS NÓS!

Em breve a AFBEPA estará convidando a todos os bancários e bancárias para uma reunião sobre a fala da governadora, a possibilidade de incorporação e as saídas que podem nos amparar. Na oportunidade outros temas como PCS, PLR, Eleições para o Comitê Trabalhista, para o Comitê Disciplinar e para Membro no Conselho de Administração do Banpará também serão tratados.

Estejamos alertas, com a fé mais viva do que nunca, e com a firmeza e a união mais fortalecidas ainda! Desânimo e descrença, agora, mais atrapalham do que ajudam. Esta é a hora em que devemos ser mais fortes e vigorosos! Unidos, no passado, no presente e no futuro. Sempre!


UNIDOS SOMOS FORTES!





Nenhum comentário: