quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ESTRANHO SILÊNCIO. AFBEPA ENCAMINHA OFÍCIOS SOBRE PLR E ELEIÇÕES DIRETAS NO BANPARÁ. SINDICATO NÃO RESPONDE.

Recentemente a AFBEPA encaminhou dois ofícios ao Sindicato dos Bancários pedindo informações acerca de temas bastante relevantes para a vida do funcionalismo do banco: a PLR, e as datas e regulamentos das eleições para os representantes dos bancários e bancárias do Banpará no Comitê Trabalhista, no Comitê Disciplinar e no Conselho de Administração do banco.

Lamentavelmente, nenhum dos ofícios foi ainda respondido.

Quanto à PLR, a AFBEPA está estudando a situação e, em breve, apresentará um quadro comparativo dos três últimos anos, para melhor avaliarmos a Campanha Salarial 2009.

Quanto às eleições para representantes dos funcionários nos Comitês e no Conselho, a AFBEPA crê que a democracia é sempre o melhor caminho.


Embora no Acordo Coletivo esteja posta a indicação dos representantes por parte do Sindicato dos Bancários no prazo de trinta dias a contar da assinatura do ACT, nos parece evidente que esta indicação deve partir da decisão dos funcionários do Banpará, que devem escolher seus representantes em eleição direta, de forma democrática e transparente.


A DEMOCRACIA É UM VALOR FUNDAMENTAL.
Em anos anteriores, em governos passados foi assim. A indicação era do Sindicato, mas nós, funcionários do Banpará, escolhemos livremente nossos representantes em eleição direta.

Também em outras esferas é assim. Vejamos as eleições para reitor das universidades federal e estadual. No primeiro caso, a indicação é do Presidente da República, mas sempre a decisão se dá, baseada na escolha da comunidade universitária através de eleições diretas. O mesmo para a Univesidade Estadual, onde a indicação é da governadora, mas a decisão é da livre e espontânea vontade da comunidade, que vota democraticamente.

Aliás, é bom que se lembre, as eleições diretas sempre foram o marco decisivo defendido por todos os movimentos sociais, sindicatos, ongs e partidos políticos comprometidos com a democracia, após a ditadura militar que usava de imperativos regulamentais para impor dirigentes de instituições.

PRECISAMOS DAS DATAS E REGULAMENTOS DAS ELEIÇÕES

Não compreendemos por quais motivos o Sindicato dos Bancários não responde aos ofícios da AFBEPA, mas tal silêncio nos parece estranho e descabido. O funcionalismo precisa saber quando e como serão escolhidos seus representantes nas esferas do Banpará.

Continuaremos insistindo na resposta dos ofícios, inclusive porque não acreditamos na absurda possibilidade de que o Sindicato pudesse indicar os representantes dos Comitês passando por cima da vontade dos bancários e bancárias. Seria um retrocesso histórico sem limites e abriria um abismo ainda maior na relação de confiança dos bancários e bancárias com sua entidade de classe.

Aguardamos as respostas e novamente instamos os bancários e bancárias a estarem alertas, atentos e preparados para, defendermos sem medo, sempre, nossos direitos e conquistas.

UNIDOS SOMOS FORTES!





Nenhum comentário: