sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AFBEPA SANEADA. TUDO ÀS CLARAS, COMO DEVE SER.






HOJE A AFBEPA TEM PLENO CONTROLE DE SUAS CONTAS.

Foi apresentado ontém, no auditório do Sindicato dos Bancários, o relatório da auditoria interna contratada pela diretoria da AFBEPA. Estavam presentes diretores e diretoras da AFBEPA, bancários do Banpará e Sindicato dos Bancários.

A auditoria foi contratada para encontrar os motivos pelos quais a associação não conseguia fechar as contas ao final de cada mês. A partir deste objetivo, a auditoria se debruçou sobre as contas da AFBEPA nos anos de 2006, 2007 e 2008.

O técnico contratado, o contador Raimundo Queiroz de Almeida, ex-funcionário do Banpará e atual técnico concursado da Auditoria Geral do Estado, demonstrou com muita clareza as irregularidades que traziam prejuízos significativos à associação. A falta de controle sobre a entrada e saída de recursos no geral e, mais especificamente, para o pagamento dos convênios, até agosto de 2008, foi o principal problema apontado pelo auditor.

Após a apresentação do relatório da auditoria, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado apresentou a prestação de contas, com base no mês de outubro de 2009. A explanação demonstrou o pleno e firme controle administrativo da AFBEPA.


ENTRADA DE RECURSOS - OUT/09

MENSALIDADES
A associação hoje conta com 608 associados. 345 homens e 263 mulheres. O desconto da mensalidade, feito em contracheque, corresponde a 1,5% do salário de cada associado. O valor total das mensalidades, repassado à AFBEPA em outubro de 2009, foi de R$ 13.143,78.

CONVÊNIOS
A AFBEPA possui 8 convênios com lojas, farmácias e empresas prestadoras de serviços. O valot total para o pagamento dos convênios, repassado à AFBEPA e, imediatamente, repassado às empresas conveniadas, em outubro de 2009, foi de R$ 17.146,56.

TAXAS ADMINISTRATIVAS
Alguns convênios pagam uma simbólica taxa administrativa para a AFBEPA. Estes valores entram em forma de desconto para a AFBEPA. Os valores abaixo são relativos ao mês de outubro/09:

Uniodonto 5% - R$ 245,00.
Oral Saúde 5% - R$ 30,17.
Auto-Escola Foca 3% - R$ 6,00.
Ótica Telégrafo 15% - R$ 40,13.
Central de Carnes 3% - R$ 12,36.
TOTAL: R$ 333,66.


ENTRADA - OUT/09
SALDO MÊS ANTERIOR - R$ 3.772,64.
MENSALIDADES - R$ 13.143,78.
TAXAS ADMINISTRATIVAS - R$ 333,66.
CONVÊNIOS (imediatamente repassados) - R$ 17.146,56.
TOTAL ENTRADA OUT/09 - R$ 34.396,67.


DESPESA FIXAS - OUT/09.
ALUGUEL SEDE - R$ 400,00.
SALÁRIOS - R$ 1.860,00.
ENCRAGOS - R$ 2.029,95.
ASSESSORIAS JURÍDICAS - R$ 2.197,50.
ASSESSORIA POLÍTICA - R$ 800,00.
DIARISTA - R$ 100,00.
COPA - R$ 150,00.
TOTAL DESPESAS FIXAS OUT/09 - R$ 7.537,45.

ENCARGOS TRABALHISTAS
PASSE FÁCIL - R$ 353,60.
FGTS - R$ 301,13.
INSS - R$ 645,37.
TICKET - R$ 690,30.
DARF - R$ 39,55.
TOTAL - R$ 2.029,95.
Valores variáveis.

DESPESA VARIÁVEIS - OUT/09

TELEMAR (2 linhas + Velox) - R$ 736,54.
COSANPA - R$ 70,00.
CELPA - R$ 318,95.
CAIXA PEQUENO - R$ 800,00.
MATERIAL EXPEDIENTE - R$ 530,00.
TOTAL - R$ 2.455,49.

TOTAL DESPESAS - OUT/09
DESPESAS FIXAS - R$ 7.537,45.
DESPESAS VARIÁVEIS - R$ 2.455,49.
PAGAMENTO DOS CONVÊNIOS - R$ 22.087,96.
TOTAL DAS DESPESAS OUT/09 - R$ 32.080,90.


INVESTIMENTOS DA AFBEPA NA DEFESA DOS INTERESSES E DIREITOS DA CATEGORIA

CAMPANHA SALARIAL
Na greve da Campanha Salarial 2009/2010 foram gastos R$ 1.500,00 em ressarcimentos de alimentação e transportes para garantir a mobilização nas agências.
Fora do período de greve, os ressarcimentos em geral variam de R$ 300,00 a R$ 600,00 também com transportes e alimentação na rotina de trabalho da Associação e em reuniões.

CAMPANHA PELO PCS
Camisas, impressos, bottons, faixas, despesas diversas com ressarcimentos, alimentação e transportes em reuniões entre maio e novembro de 2009. O custo total entre maio e novembro de 2009 é de R$ 8.265,00.


CONVÊNIOS
PLANOS ODONTOLÓGICOS: UNIODONTO E ORAL SAÚDE.
FARMÁCIA BIG BEN; TIM COORPORATIVO; ÓTICA TELÉGRAFO,
AUTO-ESCOLA “FOCA”; AÇOUGUE CENTRAL DE CARNES.
NOVO CONVÊNIO: CLÍNICA ESPAÇO DA BELEZA.

UNIODONTO
O maior convênio da AFBEPA é com a UNIODONTO. Hoje temos 355 beneficiados neste plano. O Valor mensal pago à UNIODONTO é de R$ 15.258,36.
Em agosto de 2008, a inadimplência dos associados com a AFBEPA relativa à Uniodonto era de R$ 5.167,60, valor que a AFBEPA pagava para a UNIODONTO sem ser ressarcida.
Naquela época, várias irregularidades foram percebidas. Houve troca de funcionárias e outras medidas foram tomadas no sentido de sanear as contas da Associação. Desde então, a AFBEPA vem resgatando os valores devidos, de forma negociada com cada associado inadimplente. Hoje, a inadimplência com a UNIODONTO é de R$ 1.824,84.

TIM CORPORATIVO
Outro convênio com alto valor de inadimplência é com a TIM COORPORATIVO. Há 18 associados neste plano.
Em agosto de 2008, a inadimplência dos associados com a AFBEPA, neste plano, era de R$ 3.865,30. Após várias negociações, a inadimplência com a AFBEPA no plano TIM Corporativo hoje é de R$ 2.238,85.
Ainda é alto valor, mas está concentrado em três funcionários que devem somas altas para a AFBEPA no plano TIM Corporativo. A AFBEPA continua tentando a negociação, mas a resistência em cumprir o acordo é grande por parte dos inadimplentes.

INADIMPLÊNCIA PARA COM A AFBEPA
UNIODONTO: agosto/08 = R$ 5.167,90; novembro/09 = R$ 1.824,84.
TIM CORPORATIVO: agosto/08 = R$ 3.865; novembro/09 = R$ 2.288,35.
CENTRAL DE CARNES: agosto/08 = R$ 1.377,56; novembro/09 = 0.

Considerando todos os convênios e a mensalidade da AFBEPA, a inadimplência em agosto/08 era no valor de R$ 12.292,83. Em novembro de 2009 a inadimplência é de R$ 5.067,56.


TOTAL CONTROLE DA AFBEPA. PRIORIDADE NAS LUTAS EM DEFESA DOS INTERESSES E CONQUISTAS DA CATEGORIA.

Hoje a AFBEPA tem total controle sobre o movimento de recursos e administra com eficiência a inadimplência, que diminuiu. Com a receita equilibrada, a AFBEPA pode cumprir seu papel mobilizador, investindo na Campanha do PCS e nas Campanhas Salariais, investindo na presença constante e na defesa dos direitos e conquistas do funcionalismo.

O Relatório da auditoria contratada pela diretoria da AFBEPA e realizada pelo Queiroz, encontra-se à disposição de todos os associados, assim como todas as documentações relativas à prestação de contas. Por uma questão de custos, não será possível reproduzir os documentos, dado o volume. Porém, o associado ou associada que assim desejar pode e deve comparecer à sede da AFBEPA durante o expediente e conferir pessoalmente toda a documentação.

Hoje, nossa pequena AFBEPA é uma entidade de luta em defesa dos nossos interesses e conquistas e, assim, honra o que determina nosso Estatuto. Nossa associação é pequena, sim, mas guerreira e vitoriosa, porque nós defendemos o que é justo e legítimo para os bancários e bancárias do Banpará!

Administramos com zelo, rigor e transparência. A contabilidade está racionalizada. Todos os pagamentos da AFBEPA são feitos através de cheques identificados quanto ao serviço ou material. Também é retirado através de cheque o valor referente ao caixa pequeno, que, após comprovadas as despesas, o restante é devolvido para a conta da AFBEPA;

O pequeno quadro de funcionários foi modificado usando como critério fundamental a ética e a moral no trato com as coisas da associação. Os novos funcionários correspondem aos padrões de organização e método que acreditamos serem mais eficientes, eficazes e eticamente corretos. Da mesma forma nosso quadro de assessorias jurídica e política têm dado contribuições significativas às justas causas dos bancários e bancárias do Banpará;
Reestruturamos o espaço da associação e, de forma planejada, reorganizamos o trabalho interno para atender cada vez melhor às demandas do funcionalismo do banco.





Nenhum comentário: