quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NEGOCIAÇÃO NO BANPARÁ É CITADA COMO EXEMPLO PARA DIREÇÃO DO BANESE

Banese mostra intransigência no MPT e bancários aprovam continuidade da greve

Crédito: Seeb/SE
Seeb/SE O Banco do Estado de Sergipe (Banese) mostrou-se intransigente na audiência de mediação realizada ontem 19, pelo procurador do Ministério Público do Trabalho Ricardo das Mercês Carneiro, e afirmou que não tem interesse em assinar o acordo coletivo com o Sindicato dos Bancários de Sergipe. O Seeb/SE apresentou as propostas de negociação, mas o Banese não apresentou nenhuma contraproposta. Sinalizou apenas com um documento que não tem valor jurídico.

Durante a audiência, o procurador propôs várias situações para que a negociação pudesse avançar. "Como o banco quer acabar com o impasse sem apresentar nenhuma proposta e com um documento que não tem valor jurídico? O banco deve apresentar o que pode avançar, o que pode avançar parcialmente. Precisa apresentar alguma coisa de novo para o Sindicato apresentar na assembleia", ponderou o procurador, mas sem sucesso. "Meu desestímulo é que com a mediação a gente não andou em nada", completou.

A reunião durou cerca de duas horas de retranca, a diretora financeira Vera Lúcia de Oliveira sustentou uma posição de nada avançar e manteve-se irredutível dizendo 'não' para todas as propostas de reivindicações solicitadas pelo Sindicato. "A gente não acha interessante assinar a minuta específica", disse a diretora Vera Lúcia.

Para o Ministério Público do Trabalho ficou claro que o intransigente não é do Sindicato. Foi repetida a intransigência ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho - TRT A assessora jurídica do Seeb/SE, Meirivone Ferreira de Aragão, citou o exemplo do que aconteceu com o Banpará, que recentemente firmou acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Pará e Amapá.

Leia mais em Contraf/CUT



A LUTA DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ RESULTOU EM CONQUISTAS
Conquistas reais que servem de exemplo na greve do Banese que ainda perdura por intransigência da diretoria daquele banco. Já havíamos dito aqui no blog que nossa luta serve também de estímulo a outros colegas e outras categorias. Os fatos confirmam.

É IMPORTANTE AFIRMAR que é o caminho da união e da firmeza de propósitos que dão força e estimulam a categoria a lutar pelo que é legítimo como o PCS, a negociação da minuta específica na Campanha Salarial, segurança e saúde, entre outros direitos e conquistas.

É IMPORTANTE LEMBRAR que a AFBEPA sempre cobrou a realização da ASSEMBLÉIA quando a direção do Banpará se negava a negociar e que foi exatamente pelo caminho da mobilização, quando o Sindicato chamou a assembléia e a greve foi deflagrada, foi nesse momento, que a categoria ganhou força; e foram a greve e a condução correta dada pelas assembléias, que levaram o banco a negociar. Vale ressaltar que a vitória obtida na justiça com a tutela antecipada na ação de cumprimento do PCS foi um elemento a mais de pressão que ajudou a mostrar a força da categoria.

NOSSA SOLIDARIEDADE aos colegas do BANESE e da CAIXA que ainda permanecem em greve.




Um comentário:

BANCÁRIO DO BANPARÁ disse...

MUITO BOA AFBEPA.
E É BOM SIM DARMOS APOIO AOS COLEGA QUE AINDA ESTÃO NA GREVE!
ACHO QUE SEMPRE TEMOS QUE TER ASSEMBLÉIA QUANDO UM ASSUNTO IMPORTANTE DEVA SER TRATADO COMO O PCS E A CAMPANHA SALARIAL.
VALEU!