quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MAIORIA APROVA NOVA PROPOSTA DA CAIXA E ENCERRA A GREVE

Crédito: Seeb Alagoas
Seeb Alagoas A maioria das assembléias dos sindicatos deliberou nesta quarta-feira, 21, pela aceitação da nova proposta da Caixa Econômica Federal e o encerramento da greve nacional dos empregados, deflagrada no dia 24 de setembro. Com isso, os bancários voltam ao trabalho nesta quinta-feira. Somente algumas assembléias decidiram manter o movimento, segundo informações dos sindicatos enviadas para a Contraf-CUT.

A nova proposta apresentada na noite de terça-feira traz avanços importantes para os empregados da Caixa, como a contratação de 5 mil trabalhadores em 2010, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, junto com a criação dos comitês regionais de mediação de conflito no trabalho, vinculados à Comissão de Ética da Caixa, para o combate ao assédio moral.

A Caixa também vai pagar um abono linear de R$ 700 para todos os empregados até o dia 20 de janeiro de 2010. A greve completou 28 dias nesta quarta e paralisou agências nos 26 estados e no Distrito Federal.

> Veja aqui a orientação do Comando e aqui a íntegra da proposta da Caixa

"Os empregados da Caixa estão de parabéns pelo movimento que realizaram nesta campanha salarial, em que demonstraram muita maturidade pela ativa participação na greve da categoria, além da forma serena com que mantiveram a paralisação quando a Caixa não quis ceder, e agora pela compreensão que demonstraram no processo. O resultado da campanha não foi o que esperávamos, mas tivemos importantes conquistas. É preciso pensar que, se a Caixa seguisse a regra da Fenaban para a PLR, receberíamos menos do que no ano passado. A nova regra foi conquistada com a greve, junto com importantes avanços sociais. Temos que nos orgulhar desse movimento e valorizar as conquistas que tivemos", afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT e membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

Leia mais em Contraf/CUT




Nenhum comentário: