terça-feira, 20 de outubro de 2009

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO E MELHORES SALÁRIOS, É O QUE DESEJA O FUNCIONALISMO DO BANPARÁ

CONHECIMENTO: ARMA NA SELVA MERCADO

Todos sabemos que o mercado impõe leis selvagens de sobrevivência: disputa, como pressuposto básico e conhecimento, como arma. Conhecimento não para que o ser humano seja mais feliz, mais sábio, mais pleno, mais humano. Não. Conhecimento para que seja máquina, cada vez mais bem preparada para o mercado. Conhecimento para o mercado e não para a vida.

Os bancários e bancárias do Banpará também estão sob as leis de mercado e também desejam mais capacitação, formação e aperfeiçoamento, para que melhor desempenhem suas tarefas e funções, ajudando o Banpará a cumprir sua missão; é o que tem escutado os diretores da AFBEPA em seus locais de trabalho e a Presidenta, Kátia Furtado, em visitas diárias à matriz e agências.


CAPACITAÇÃO TAMBÉM PARA RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Como seres humanos, os bancários do Banpará também querem ser mais sábios, mais fraternos, mais felizes... As disputas de mercado causam distúrbios emocionais graves quando secundarizam, e na maioria das vezes negam, a dimensão humana do ser, por isso é necessário um resgate da sensibilidade, da profundidade da alma em cada um.

Basta ver quando se aposentam, os índices de depressão são altíssimos, muitas vezes porque os bancários e bancárias percebem que passaram a vida como máquinas de metas e lucros e esqueceram de olhar para si mesmos como pessoas. O que ficou escondido sob a rotina intensa do trabalho diário, vem à tona quando o trabalho cessa. É então que as doenças da alma aparecem. Por isso, os bancários e bancárias do Banpará também querem capacitação, formação e aperfeiçoamento em relações interpessoais.


MELHORES SALÁRIOS
Além de investir em capacitação, formação e aperfeiçoamento o Banpará precisa investir em salários. São mais de 15 anos de congelamento, o que causa distorções graves entre os salários dos funcionários. Valorizar o funcionalismo e investir em melhores salários significa também garantir mais dignidade para os funcionários; significa garantir o atendimento a necessidades básicas, mas também a necessidades de qualificação da vida como estudos, lazer, melhor habitação, aquisição de novas tecnologias; ítens que promovem pessoas mais bem preparadas e mais felizes, o que é plenamente legítimo que se conquiste com trabalho e justo salário.


PCS: TUTELA ANTECIPADA É LUZ NO FIM DO TÚNEL.
O PCS garantirá melhores salários aos bancários e bancárias do Banpará que, felizmente, não abriram mão do direito conquistado. Decidimos em assembléia pela a ação de cumprimento e agora temos a tutela antecipada que determina a implantação do nosso PCS em janeiro de 2010, com efeito retroativo a 18 de maio de 2009, data em que deveria ter sido implantado pela direção do Banpará, conforme o ACT 2008/2009. A partir de janeiro de 2010 teremos perspectivas de crescimento dentro da empresa e algumas distorções serão corrigidas com a implantação do PCS.


Em tempo 1: A Campanha do PCS está ativa. Em breve divulgaremos a nova agenda de lutas em defesa do nosso PCS.

Em tempo 2: a AFBEPA registra, acolhe e retribui os abraços aos colegas que estão participando do treinamento para o preenchimento dos cargos comissionados da Ag. Arterial, que será inaugurada em breve.





Nenhum comentário: