terça-feira, 20 de outubro de 2009

BANCÁRIOS ASSINAM CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 COM A FENABAN

Crédito: Paulo Pepe
Paulo Pepe A Contraf-CUT e a Fenaban assinaram nesta segunda-feira 19 em São Paulo, às 21h, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Convenção Coletiva de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2009/2010, os dois instrumentos que formalizam as conquistas da greve nacional dos bancários, deflagrada no dia 24 de setembro, que mobilizou centenas de milhares de trabalhadores e paralisou mais de 7,2 mil agências nos 26 estados e no Distrito Federal.

"Graças à disposição de luta dos bancários, que fizeram uma das maiores greves da categoria nos últimos 20 anos na campanha salarial deste ano, conquistamos essa nova convenção coletiva para todos os trabalhadores de bancos públicos e privados do Brasil, que contempla aumento real, melhoria na PLR e avanços sociais importantes", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Fonte: Contraf-CUT



NO BANPARÁ

REAJUSTE DE 6% SOBRE TODAS AS VERBAS
1,5% de aumento real.


REGRA GERAL DA PLR ESTÁ MANTIDA
Mesma forma de cálculo do ano passado: o banco aparta 15% de seu lucro líquido para distribuir aos funcionários a título de participação nos lucros e resultados - PLR.
Cada funcionário (a) receberá:
90% de sua remuneração (remuneração = salário, gratificações e anuênio), mais R$ 1.024,00 (distribuição linear).



PARCELA ADICIONAL DE 4%
Além da parcela adicional de 2%, foram negociados mais 2%, o que representa uma parcela adional de 4%, no Banpará, a ser distribuída linearmente entre todos os funcionários.

ABONO DOS DIAS PARADOS
Os dias parados foram abonados, em reconhecimento ao legal e legítimo direito de greve.


DECISÃO DA ASSEMBLÉIA

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, já encaminhou ofício ao presidente do Sindicato dos Bancários solicitando informações acerca da data para o fechamento da redação final do ACT 2009/2010, bem como a data de sua assinatura. Como foi decidido em Assembléia da categoria, a AFBEPA esteve, está e estará participando e contribuindo em todos os momentos.




Nenhum comentário: