quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PASSEATA MOSTRA A UNIÃO E A FORÇA DOS BANCÁRIOS




Nem mesmo o calor tradicional da tarde de Belém impediu que cerca de 200 bancários e bancárias empunhassem suas faixas, bandeiras, cartazes e tomassem as ruas do centro da capital paraense nesta quarta-feira (30), sétimo dia da greve nacional, em mais uma demonstração pública da força do movimento grevista da categoria no Pará e no Amapá.

A manifestação teve início em frente à agência do Bradesco da Rua Santo Antônio, no centro comercial, e seguiu pela Av. Pte. Vargas, um dos principais corredores financeiros de Belém, até a Av. Nazaré. Animados por uma bandinha e uma bike-som, os trabalhadores fizeram paradas em frente às agências do Banco do Brasil, Banpará, Itaú, HSBC, Caixa, Banco da Amazônia, Bradesco e Safra. Em todas as paradas da passeata, os bancários faziam um grande e barulhento “apitaço”, em protesto contra a intransigência dos banqueiros em dificultar as mesas de negociação geral e específicas.

O ato encerrou no Centro Integrado do Governo (CIG) onde foi protocolado um documento ao Secretário Estadual de Governo e ex-presidente do Banpará, Edilson Pereira de Souza, cobrando a implementação de cláusulas firmadas no acordo trabalhista do ano passado e ainda não colocadas em prática, como o Plano de Cargos e Salários (PCS), o novo Plano de Saúde e o ponto eletrônico.

“Essa nossa manifestação tem o intuito de cobrar mais respeito dos banqueiros nas mesas de negociação, já que todas as propostas que eles apresentaram foram rebaixadas e insuficientes, seja na mesa com a Fenaban como no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Banpará. Mas esse ato também tem o objetivo de dizer que a nossa greve não é apenas por melhores salários, mas também por tratamento digno à população, que é explorada diariamente pelos bancos através de altas taxas e tarifas que são cobradas dos clientes, sem contar com as enormes filas cotidianas em bancos públicos e privados. Os bancos abusam dos bancários e da população e isso tem que acabar”, destaca Maria Gaia, diretora do Sindicato do Bancários do Pará e Amapá e empregada da Caixa.

Repúdio – Durante a passeata, em frente à agência Círio, da Caixa, os bancários repudiam as atitudes autoritárias e discriminatórias que estão sendo tomadas pela Superintendência da CAIXA no Amapá, ao promover o descomissionamento de bancários gestores, sob o argumento de que teriam falhas em avaliações internas, quando, na verdade, essa é uma decisão que objetiva, unicamente, perseguir aqueles que tiveram iniciativas por não aceitar injustiças ocorridas dentro da empresa e por apoiar a greve.

Negociação com a Fenaban - A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) agendou uma nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários para esta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 10h, em São Paulo. O presidente do Sindicato, Alberto Cunha, e o presidente da AEBA e vice-presidente da Fetec-CN, Sérgio Trindade, ambos do Comando Nacional, estarão em São Paulo acompanhando a negociação. A última reunião com a Fenaban aconteceu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram uma proposta rebaixada de 4,5% de reajuste para os trabalhadores, além de uma PLR menor do que a do ano passado. A expectativa da categoria é que dessa vez a Fenaban apresente uma proposta mais condizente com as reivindicações dos bancários, já que a greve segue forte e paralisa hoje 6.499 agências em todo Brasil.

Negociações específicas – Ainda nesta quinta-feira também ocorrem reuniões de negociação com o Banco do Brasil e com a Caixa, ambas em São Paulo, logo após a reunião do Comando Nacional com a Fenaban. Na sexta-feira (2), será a vez do Banpará discutir as pautas específicas de seus empregados.

Já o Banco da Amazônia cancelou a reunião de negociação que aconteceria hoje (30), às 11h, alegando que as entidades estão descumprindo um pedido da empresa sobre a entrada de empregados para trabalhar em expediente normal. As entidades esclarecem que não estão forçando nem obrigando qualquer trabalhador a permanecer em greve, mas está sim usando do poder de convencimento para que os empregados permaneçam em greve, já que isso é direito seu legitimo.

19 comentários:

Anônimo disse...

Qual o e-mail que eu possa enviar as fotos?
Marlon

AFBEPA disse...

afbepa.coragem@gmail.com
Muito obrigada.

Anônimo disse...

NÃO TINHA ÁGUA E NEM CARRO DE SOM. UMA VERGONHA PRO SINDICATO! E CADÊ O PRESIDENTE DO SINDICATO? PORQUE NÃO FOI NA PASSEATA?

um bancário do basa, até achando graça, pra não chorar, disse...

Pq o basa não parou? tá uma graça o presidente da aeba falando pra gente se mobilizar e lutar lá no site da fetec, mas e o basa, não vai grevar mesmo não? cadê a força da aeba? porque não peitou a direção do banco e puxou a gente pra grevar? hehehehehehehehehe..........

o mesmo quase morrendo de rir, pra não chorar, disse...

ficam fazendo de conta na porta do banco e a gente aqui obrigado a trabalhar. peito tem a afbepa que para na marra mesmo o banpará. hehehehehehe...........

Anônimo disse...

PQ NÃO BOTARAM UM CARRO DE SOM? NÃO QUERIAM A PASSEATA DE VERDADE?

Anônimo disse...

Essa é a imagem da UNIDADE que a gente acredita: o Sindicato e a Afbepa juntos. São duas entidades de respeito e de luta sim! Parem de fazer intriga entre as duas!

Anônimo disse...

É verdade que o sindicato não disponibilizou a estrutura necessária, a uma passeata com a importancia como a que se fez. Não o fez porque não a queria, mas foi obrigado a promové-la e dela participar oficialmente, inclusive, assinando o manifesto das entidades, coisa que tambem não desejava. Isto tudo graças a competencia da Kátia que soube encostar o Sindicato na parede nas últimas assembleias organizativas, e conseguiu arrancar do mesmo a realização da referida passeata.

A verdade tem que ser dita....

Bancário da CEF disse...

Concordo. Mas a AFBEPA não deve ficar se amarrando nessa tal de unidade muita da sua furada. Abram o olho, povo do Banpará.
Joguem nessa campanha salarial o compromisso do governo em não mexer no Banpará que a incorporação já tá aí.

Rosângela disse...

UNIDADE É, HAHAHAHAHAHAHAHAH...
ME ENGANA QUE EU GOSTO!!!!!!

Anônimo disse...

O BASA TÁ PARADO SIM! QUEM FALOU O CONTRÁRIO QUER DETONAR A AEBA. MAS O BASA PAROU E O TEXTO DO SERGINHO TÁ LEGAL.

Anônimo disse...

Eu quero acreditar que as pessoas sérias que nos representam à frente do Sindicato e da Afbepa não mentem. Se conseguem fazer uma passeata juntos, se conseguem escrever uma carta juntos, então é porque podem trabalhar juntos NA NOSSA DEFESA. Por favor, comentários maldosos e debochados não ajudam em nada. Respeitem nosso blog.

Anônimo disse...

Aliás, Afbepa, porque publicam estes comentários horríveis? Democracia também tem limite. E o respeito é um limite, sim.

AFBEPA disse...

Este espaço é aberto e democrático. Publicamos todos os comentários desde que não ofendam com palavras de baixo calão a pessoas e instituições.
Sugestões, elogios e críticas, ainda que políticas e em qualquer tom são acolhidas aqui. Agradecemos as contribuições e sugestões, e continuaremos nos pautando pelo respeito a liberdade de expressão dos comentaristas e leitores. Muito obrigada.

Carlos Antônio disse...

Caro anônimo da 9:58, apesar de não concordar com vários comentários deste Blog, acho que eles tem que ser publicados sim. Todos os comentários, afora aqueles com palavras de baixo calão ou que desrespeitem diretamente a dignidade ou a honra de alguém, repito, devem ser publicados.

Quanto a questão do respeito, é muito relatva, se o repeito é um limite, qual será então o limite do respeito???

Já a democracia tem limites sim!
Mas temos que ter muito cuidado quando fazemos uso desses limites, pra não esbarrarmos na censura ou até mesmo na propria ditadura.

O que são comentários horríveis para vc, é apenas uma questão de ponto de vista, pois a pessoa que escreveu não vê dessa forma, e tem todo o direito de ter sua opinião publicada, assim como vc teve a sua.

A internet é um espaço altamente democratico e quase 100% livre de sensuras.

A principal caracteristica dos blogs, é justamente o fato das pessoas poderem expressar suas opiniões de forma anônima e sem compromissos. Essa é a marca registrada dos blogs, e é por isso que eles fazem tanto sucesso.

Os comentários, por vezes ácidos e até debochados fazem parte desse tempero.Vc queria o quê, anônimo das 9:58?, que ficassemos trocando receitas de bôlo e fazendo correntinhas de auto ajuda...???

Os mediadores deste blog estão corretos, fazendo as filtragens dos comentários, na medida certa.

Empregado do BASA disse...

Eu acho que o pessoal da AEBA está e com inveja da AFBEPA, porque a AFBEPA conseguiu dominar o Sindicato e a AEBA continua a passos de cácado
Oh pessoalzinho lento....é uma tartarugagem só....

Anônimo disse...

Bem feito pro pessoal da AEBA, cada categoria tem a associação que merece!
Quem manda não dá uma oportunidade pro Gilson.

Anônimo disse...

Ei colega do Basa não ofenda as tartarugas, elas são muito mais velozes...

Anônimo disse...

Aprendi muito