segunda-feira, 28 de setembro de 2009

BANPARÁ RETOMA MESA ESPECÍFICA SEM GRANDES AVANÇOS.

Terminou por volta das 11h a primeira rodada de negociação entre o Banpará e as entidades representativas dos funcionários. Não houve grandes avanços. Participaram da mesa de negociações representando a direção do banco o presidente Affonso Neto, a diretora de administração Glicéria Melo e a Sudep, e representando os bancários e bancárias o Sindicato dos Bancários, a Fetec/cn e a AFBEPA.

RENOVAÇÃO DO ACT 2008/2009.

O Banco informou que está renovando as cláusulas do acordo anterior (2008/2009) até a assinatura de novo acordo com o Sindicato, à exceção da cláusula do PCS, que segundo a direção do Banco, aguardará o desfecho da Ação Judicial. Neste ponto já temos a tutela antecipada, e a audiência inaugural, na qual o banco apresentará sua contestação, já está marcada para 16/11/09.

ASSÉDIO MORAL.

Informou também a direção do Banco que concorda em discutir a questão do assédio moral em comissão paritária (Cláusula 33ª), porém, no âmbito do Comitê de Relações Trabalhistas.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES.

O Banco também propôs um calendário de negociações para os próximos dias 30/09, 06/10 e 14/10, não se furtando a se reunir em outras datas, caso seja necessário. O calendário foi aceito pelas entidades. Alberto Cunha, presidente do Sindicato e coordenador da comissão dos trabalhadores, afirmou ao Banco que vê como positiva a reabertura da mesa de negociações, que a mesma já poderia estar em funcionamento há mais tempo e que espera avanços concretos por parte da empresa, já na próxima rodada.

PCS.

As entidades reforçaram também que uma das prioridades dos funcionários nessa campanha é a implantação do PCS, retroativo a maio de 2009, conforme consta da minuta entregue ao Banco.

PLANO DE SAÚDE E PONTO ELETRÔNICO.

Outras reivindicações importantes para o funcionalismo são a efetivação do plano de saúde e a implantação do ponto eletrônico, temas para os quais cobramos uma posição da Empresa. O Banco afirmou que está empenhado na implantação do ponto eletrônico, cujo sistema está adiantado em seu desenvolvimento e que o próximo passo é a aquisição das máquinas, onde elas forem necessárias, pois também estuda utilizar a intranet para acessar o ponto. A pedido das entidades, o Banco se comprometeu a trazer para a próxima reunião elementos mais consistentes a respeito dos pilotos e testes já realizados no âmbito da empresa. Em relação ao Plano de Saúde, o Banco afirmou que o processo continua sendo encaminhado e que prevê o lançamento do Edital de concorrência para o início do mês de outubro/2009.

A GREVE CONTINUA.

As entidades consideraram um avanço o Banco retornar à mesa de negociações específicas, mas entenderam que as propostas do Banco são insuficientes para uma avaliação que possa por fim ao movimento. Desse modo, a greve no Banpará continua, até que haja uma proposta que avance sobre os demais temas colocados na minuta específica. Hoje, às 17h, está mantida a assembléia organizativa dos funcionários do Banpará, onde serão discutidas as ações para o próximo período, no sentido de fortalecer o movimento.

Dia 30/09, quarta-feira, às 15h, continuam as negociações específicas com a direção do Banco, onde esperamos que a empresa avance nas propostas.

Fonte: Sindicato dos Bancários.






Um comentário:

Anônimo disse...

passeata.